domingo, 29 de julho de 2018

29 DE JULHO - MARCEL BICH


EFEMÉRIDE - Marcel Bich, industrial franco-italiano, co-fundador da Bic, o maior produtor mundial de canetas esferográficas, nasceu em Turim no dia 29 de Julho de 1914. Morreu em Neuilly-sur-Seine, em 30 de Maio de 1994. Tornou-se cidadão francês em 1930, antes de estudar Direito na Universidade de Paris.
Em 1945, Marcel Bich e o seu sócio, Edouard Buffard, compraram uma fábrica vazia perto de Paris. O conhecimento de Bich, no respeitante a instrumentos de escrita, adquirido enquanto trabalhava como gerente num fabricante de tinta, ajudou-os na produção de canetas, peças e lapiseiras.
Em 1950, Marcel Bich - acusado de plágio - comprou por 2 milhões de dólares a patente da caneta esferográfica, ao húngaro László Bíró, que produzia tais canetas desde 1943 na Argentina.
Em 1973, lançou igualmente um isqueiro. O princípio era o mesmo: - «usar e deitar fora». Dentro do mesmo conceito, a sociedade BIC comercializou também em França um aparelho para barbear. Novo contencioso, agora com a Gilette, resolvido com uma indeminização e mútuo acordo. 
Bich era, também, um apaixonado pela vela e um mecenas desportivo. Fundou, em 1939, a sociedade BIC sport, para o fabrico de pranchas. Em menos de dois anos, BIC Sport tornou-se o primeiro fabricante do mundo, com 90 000 unidades vendidas por ano, sendo ainda hoje líder mundial. 
Competiu na Copa América em 1970, 1974, 1977 e 1980, com o barco France 1, que fizera construir para o efeito. Foi o primeiro não anglófono a fazê-lo.
Morreu dois meses antes de completar 80 anos. Foi casado três vezes e teve onze filhos. A herança foi complexa, mas BIC continua no seio das famílias Bich e Buffard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...