segunda-feira, 9 de julho de 2018

9 DE JULHO - MATTHEW GREGORY LEWIS


EFEMÉRIDE - Matthew Gregory Lewis, romancista e dramaturgo inglês, nasceu em Londres no dia 9 de Julho de 1775. Morreu no Oceano Atlântico em 16 de Maio de 1818. É muitas vezes referido como “Monk Lewis”, por causa do sucesso do seu romance gótico de 1796, “O Monge”.
Matthew iniciou a sua educação numa escola onde aprendeu Latim, Grego, Francês, Escrita, Aritmética, Desenho, Dança e Esgrima. Durante todo o dia, na escola, os alunos só eram autorizados a conversar em francês. Como muitos dos seus colegas de classe, Lewis usou depois o Seminário Maryleborne como um trampolim para a Escola de Westminster. Estudou na Christ Church, em Oxford, com a idade de quinze anos. Formou-se com o diploma de bacharel em 1794. Em 1797, obteve o grau de mestre.
Destinado a uma carreira diplomática como o seu pai, Matthew passava a maior parte das suas férias escolares no exterior, para se preparar para o futuro e para estudar línguas modernas. Estas viagens levaram-no à Escócia, França e Alemanha. Durante as idas ao estrangeiro, Lewis gostava de passar o tempo em sociedade, um traço de personalidade que manteve durante toda a vida. Foi nessa época que começou a traduzir algumas obras e a escrever as suas próprias peças de teatro.
Em 1791, escreveu uma farsa, “The Epistolary Intrigue”. Durante este tempo, completou também um romance em dois volumes. No entanto, este romance só chegou aos nossos dias em fragmentos, na obra publicada postumamente “The Life and Correspondence of M. G. Lewis”. Em Março de 1792, traduziu a ópera francesa “Félix”.
Tentou escrever mais romances, mas as suas preferências iam para o teatro.  Fez a peça “The East Indian”, que só sete anos depois foi apresentada em palco.  Na Alemanha, traduziu “Oberon de Wieland”, uma difícil obra de poesia.
Enquanto perseguia as suas ambições literárias, principalmente para ganhar dinheiro para sua mãe, as influências do pai garantiram-lhe o cargo de adido na embaixada britânica em Haia, durante seis meses. Foi aqui que produziu, em dez semanas, o romance “Ambrosio, or the Monk”, que foi publicado no Verão do ano seguinte, trazendo-lhe muita fama. No entanto, algumas passagens da obra eram de tal natureza que, cerca de um ano após o seu aparecimento, a venda foi proibida. Numa segunda edição, Lewis removeu o que ele assumiu que eram as passagens censuráveis.
Com a morte do pai, herdou uma grande fortuna e, em 1815, partiu para as Índias Ocidentais a fim de visitar os domínios que tinha herdado. Durante a viagem, que durou 4 meses, escreveu “The Journal of a West Indian Proprietor”, que só seria publicado em 1833. Fez uma outra viagem à Jamaica (1817), onde pretendia familiarizar-se com a condição dos escravos e encontrar modo de a melhorar. Esgotado, em pleno clima tropical, contraiu a febre amarela que o conduziria à morte, em pleno mar, na viagem de regresso.
The Life and Correspondence of M. G. Lewis, em dois volumes, foi publicado postumamente em 1839. “The Effusions of Sensibility, o seu primeiro romance, nunca foi concluído.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...