segunda-feira, 23 de julho de 2018

23 DE JULHO - JUDIT POLGÁR


EFEMÉRIDE - Judit Polgár, xadrezista húngara, nasceu em Budapeste no dia 23 de Julho de 1976. É considerada a melhor jogadora de xadrez de todos os tempos.
Começou a jogar com cinco anos de idade. Em 1988, tornou-se a primeira rapariga a vencer o Campeonato Mundial para menores de 12 anos. Na mesma época, ganhou a Medalha Olímpica, feito repetido dois anos depois, na Olimpíada de Xadrez de 1990.
Aos 15 anos, bateu o recorde de Bobby Fischer, ao tornar-se a mais jovem Grande Mestre Internacional da história. Em 1993, com apenas 17 anos, venceu o ex-campeão mundial Boris Spassky por 5,5 - 4,5, numa série de 10 partidas. Foi uma jogadora extremamente precoce.
Líder do ranking feminino desde 1988, Judit iniciou então uma ascensão fulminante que a levou a estar entre os 10 melhores jogadores do mundo em 2005.
Certa vez, o nº 1 do xadrez mundial, Bobby Fischer, dissera que poderia jogar contra qualquer mulher do mundo, dando uma vantagem material de um cavalo, que mesmo assim ganharia a partida. Depois do aparecimento de Judit Polgár, Fischer nunca mais repetiu tal afirmação. Após um movimento de peças questionável, Kasparov venceu Polgár em 1994, mas foi derrotado por ela em 2002.
Em 2014, Judit Polgár anunciou a sua retirada das competições, por razões pessoais. Continuou, no entanto, ligada à modalidade, sendo treinadora da equipa nacional da Hungria.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...