sábado, 28 de julho de 2018

28 DE JULHO - JIM DAVIS


EFEMÉRIDE - Jim Davis, de seu verdadeiro nome James Robert Davis, cartoonista norte-americano, criador do personagem de banda-desenhada Garfield, nasceu em Marion, Indiana, no dia 28 de Julho de 1945.
Foi criado pelos pais, numa pequena fazenda de gado, na companhia do irmão mais novo. Como em quase todas as fazendas, na área junto ao curral, havia muitos gatos, chegando a ter uns 25 de uma só vez.
Jim pensa que talvez se tivesse dedicado à vida da fazenda, não fossem os sérios ataques de asma que sofria quando era criança. Forçado a ficar dentro de casa, longe das tarefas rotineiras de uma fazenda, passava horas a desenhar. Os seus desenhos eram tão maus. que tinha de legendá-los. Com a prática, foi melhorando e logo descobriu que os desenhos, quando acompanhados de palavras, eram mais engraçados. Nos últimos anos da instrução primária, a asma foi controlada, permitindo que ele pudesse entrar na equipa de futebol do colégio. Mais tarde, frequentou a Universidade de Ball State em Muncie, Indiana, onde se formou em Artes e Administração.
Depois de formado, ficou dois anos a trabalhar para uma agência de publicidade e depois aprendeu a técnica e ganhou a disciplina necessárias para se tornar um cartoonista reconhecido, começando a fazer as sua próprias bandas desenhadas. Quando tentou vendê-las a uma editora especializada, comentaram: «Tem bastante graça, mas... insectos? Quem pode identificar-se com um insecto?» Após 5 anos a fazer Gnorm, desenhou um pé gigante que caiu do céu e esmagou Gnorm na sua última aparição.
Jim examinou mais detalhadamente as páginas de tiras cómicas dos jornais e reparou que havia muitas de sucesso com cachorros, mas não havia nenhuma com gatos. Combinou então o seu humor com as suas memórias dos 25 gatos da fazenda e criou Garfield – um gato gordo, preguiçoso, adorador de lasanha e cínico. Jim diz que Garfield é uma mistura de todos os gatos de que se lembrou desde a infância, todos enrolados numa bola de pelos cor de laranja. Garfield herdou o nome do avô mal-humorado de Jim – James Garfield Davis.
A tira foi lançada em Junho de 1978 nas páginas de 41 jornais e, hoje, Garfield é visto em 2 570 jornais por 263 milhões de leitores em todo o mundo. Recentemente, o livro “Guinness”, que regista os recordes mundiais, nomeou Garfield como «A Tira Cómica mais amplamente distribuída mundialmente».
Jim Davis tem tido grandes sucessos desde o lançamento de Garfield, incluindo quatro prémios Emmy (o maior prémio da TV americana) – como o Melhor Programa de Animação. O seu nome foi incluído no Licensing Hall of Fame em 1998. Os prémios que ele mais aprecia, no entanto, são os outorgados pelos seus colegas da Sociedade Nacional dos Cartoonistas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...