terça-feira, 17 de julho de 2018

17 DE JULHO - BRUNO JASIEŃSKI


EFEMÉRIDE - Bruno Jasieński, de seu verdadeiro nome Wiktor Bruno Zysman, escritor polaco, nasceu em Klimontów no dia 17 de Julho de 1901. Morreu em Moscovo, em 17 de Setembro de 1938. Esteve ligado ao Movimento revolucionário do proletariado e foi um dos dinamizadores do Futurismo no seu país.
Diplomou-se na Universidade Jagellon, em 1922. Obras de sua autoria começaram a ser publicadas em 1918. As suas opiniões políticas foram formadas sob influência da Insurreição de Cracóvia. A sua obra principal, neste período, foi o poema “Slowo о Jakubie Szeli” consagrado à revolta dos camponeses polacos em 1846/48.
Emigrou para França em 1925 e aderiu ao Partido Comunista Francês, sendo expulso pelas autoridades locais em 1929, devido ao seu activismo político. Acolhido pela URSS, aderiu ao PCUS, sendo convidado para a redacção do jornal “Internatsionalnaïa Literatura”.
Duas viagens ao Tajiquistão, em 1932, inspiraram-no para escrever o seu romance mais célebre, “O Homem muda de pele”, que conta a história da construção de um canal no rio Vakhsh.
Em 1934, tornou-se membro da União dos Escritores Soviéticos. Encontramos o seu nome entre os autores da obra colectiva “O Canal Estaline”. No ano seguinte, a convite dos operários da fábrica Ouralmach, visitou Sverdlovsk. Preparou depois a redacção do romance “Complot de indiferentes”, baseado nos elementos colectados durante esta viagem. Este projecto não veria a luz do dia.
No Verão de 1937, foi demitido de todas as suas funções e expulso da União dos Escritores, acusado de actividades contra-revolucionárias. Detido em Agosto de 1937, foi julgado e condenado - em Setembro de 1938 - «por pertencer a uma organização terrorista». Fuzilado de imediato, seria reabilitado em 1955.
O seu romance O Homem muda de pele” foi adaptado depois ao cinema e televisão, sendo os filmes exibidos na União Soviética, respectivamente em 1959 e 1979.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...