sexta-feira, 17 de agosto de 2018

17 DE AGOSTO - SEAN PENN


EFEMÉRIDE - Sean Justin Penn, actor, produtor, guionista e realizador de cinema norte-americano, duas vezes vencedor do Oscar de Melhor Actor, nasceu em Santa Mónica no dia 17 de Agosto de 1960.
Nos anos 1980, o seu casamento com a cantora Madonna fez com que o público reconhecesse nele um homem violento, após tê-la agredido com um taco de basebol. Noutra ocasião, tê-la-ia amarrado a uma cadeira durante 9 horas, só a soltando após um favor sexual degradante. Respondeu judicialmente por estes actos violentos, esteve detido, mas - ulteriormente - os acontecimentos teriam sido desmentidos.
Foi um dos mais notórios opositores da invasão do Iraque em 2003, chegando inclusivamente a visitar o país algumas semanas antes de se iniciar a operação militar.
Foi casado também com a actriz Robin Wright, com quem teve uma filha nascida em 1991 e um filho em 1993.
Ganhou o Oscar de Melhor Actor em 2004 pela sua actuação no filme “Sobre Meninos e Lobos” e em 2009 pelo seu trabalho em “Milk - a voz da igualdade”.
Dirigiu “Into the Wild”, filme norte-americano de 2007, que é uma adaptação de um livro de não-ficção de 1996, com o mesmo nome, escrito por Jon Krakauer.
Teve uma participação especial em 2 episódios da série “Friends”. Fez também uma rápida passagem na série americana “Two and a Half Men”, no primeiro episódio da segunda temporada.
Sean Penn tem um histórico de participações em actividades políticas, que buscam discutir o papel da política externa dos Estados Unidos. Participou no funeral do presidente Hugo Chávez da Venezuela, juntamente com o reverendo e defensor dos direitos civis Jesse Jackson.
Os seus avós do lado paterno eram imigrantes judeus da Rússia, enquanto que a sua mãe é católica de ascendência italiana e irlandesa. Penn teve uma educação laica e é agnóstico.
Sean Penn começou por fazer uma breve passagem pelo Repertory Theater de Los Angeles, antes de experimentar a televisão. Só depois, deu os primeiros passos no cinema contracenando com Tom Cruise. Fez depois alguns filmes para adolescentes. Num deles, “Shanghai Surprise”, contracenou com Madonna.
Vários filmes que se seguiram revelaram os seus talentos dramáticos e trouxeram-lhe a reputação de actor rebelde, sendo alvo regular da imprensa.
Além dos Oscars, ganhou numerosos prémios, como: um Prémio de Interpretação em Cannes (“She's So Lovely”); um Urso de Prata em Berlim (“A Últiima Marchja”); e duas Taças Volpi de Melhor Actor em Veneza (“Hollywood Sunrise” e “21 Grammes”). É um dos quatro actores/actrizes a ter recebido o prémio de interpretação, nos 3 maiores festivais internacionais (Cannes, Veneza e Berlim).
Em 2002, pagou 50 000 dólares por uma página do “Washington Post”, para «denunciar uma possível intervenção americana no Iraque e denunciar George W. Bush pela sua visão simplista do bem e do mal».
Nas Presidenciais americanas, apoiou Barack Obama (2008) e Hillary Clinton (2016). Vive actualmente em Malibu, na Califórnia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...