terça-feira, 7 de agosto de 2018

7 DE AGOSTO - ALAIN ROBERT


EFEMÉRIDE - Alain Robert, escalador francês de alto nível, nasceu em Digoin, Saône-et-Loire, no dia 7 de Agosto de 1962. Ganhou a alcunha de “homem-aranha francês” por ter escalado alguns dos mais altos arranha-céus do mundo. Faz as suas escaladas em solo integral (sem cordas), sejam elas de montanhas rochosas, de prédios ou de monumentos.
Desde a adolescência que admirava os grandes alpinistas contemporâneos e já escalava as falésias de Vercors e de Ardèche.
Tem, no seu currículo de escaladas improváveis, cerca de 80 edifícios e monumentos pelo mundo inteiro, incluindo a Torre Eiffel em Paris, o Canary Wharf de Londres, o Empire State Building em Nova Iorque e a Sears Tower em Chicago. As suas proezas são muito mediatizadas, é muito admirado pelos seus pares e atrai imenso público.
Em 2009, conseguiu escalar as Petronas Twin Towers na Malásia, na sequência de duas tentativas sem sucesso por ter sido detido antes de chegar ao topo.
Fora já preso no Brasil, em Fevereiro de 2008, ao tentar escalar o Edifício Itália no centro de São Paulo, o segundo maior arranha-céus brasileiro. Na ocasião, declarou que escalar o Edifício Itália se tinha tornado uma questão de honra. Três dias depois, voltou e conseguiu escalar o Edifício.
Em Portugal, escalou a Torre Vasco da Gama, em 2006, e a Ponte 25 de Abril, em 2007. Foi preso no fim da escalada da ponte. Mais uma detenção, mas também mais uma proeza conseguida.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...