sábado, 18 de agosto de 2018

18 DE AGOSTO - SOLEDAD MIRANDA


EFEMÉRIDE - Soledad Miranda, de seu verdadeiro nome Soledad Rendón Bueno, actriz e cantora espanhola, filha de pais portugueses de etnia cigana, morreu no Estoril, em 18 de Agosto de 1970. Nascera em Sevilha no dia 9 de Julho de 1943.
Soledad Miranda foi a musa do famoso realizador espanhol Jesus Franco, que a descobriu quando ela tinha apenas 16 anos (num papel não creditado no musical “Mariquita, la Reina del Tabarín”, em 1960). O primeiro filme em que participou foi “La Bella Mimí”, naquele mesmo ano.
Em 1964, participou no filme português “A Canção da Saudade” de Henrique Campos. Casou-se com José Manuel Simões, um jovem piloto de automóveis português, com quem teve um filho. Entre 1964 e 1965, gravou dois discos para a etiqueta Belter.
Vivia em Lisboa e faleceu num acidente de viação no Estoril, aos 27 anos de idade. Soledad actuou em cerca de 30 filmes, entre 1960 e 1970. Infelizmente, só se tornou um mito em Espanha (e no mundo) após a sua morte.
Em 1964, participou em três co-produções luso-espanholas rodadas em Portugal, duas das quais eram comédias musicais - com a participação de Victor Gomes e do seu grupo Os Gatos Negros - apesar de terem a mesma história e elenco, tinham variações, pois destinavam-se a cada um dos países ibéricos, sendo a versão espanhola (“Los gatos negros”) realizada por José Luis Monter e a versão portuguesa (“A Canção da Saudade”) por Henrique Campos.
José Manuel Simões, que viria a casar pouco depois com Soledad, participou igualmente nos três filmes (além das duas comédias musicais, a curta-metragem “Um dia em Lisboa”).
Participou em vários filmes de Jesus Franco, tais como “Count Dracula” e “Vampyros Lesbos”. Voltou ao cinema a convite de Franco, em “El Conde Drácula”, de 1969, tendo adoptado aí o nome artístico de Susann Korda e contracenando com Christopher Lee. Jess Franco dirigiu mais seis filmes com Soledad.
Quando “Vampyros Lesbos” foi estreado em Berlim, fez um grande sucesso. Não tanto pelo filme, que é óptimo, mas por Soledad. Franco veio visitá-la em Lisboa e trouxe consigo um produtor alemão, que ofereceu a Soledad um contrato de dois anos para actuar em produções de maior orçamento.
No dia seguinte, enquanto o contrato estava sendo redigido na Alemanha, Soledad Miranda sofreu um acidente de carro no qual faleceu.  Está sepultada num ossário do Cemitério do Lumiar, em Lisboa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...