terça-feira, 28 de agosto de 2018

28 DE AGOSTO - JOHN BETJEMAN


EFEMÉRIDE - John Betjeman, escritor e radialista inglês, nasceu em Highgate, Londres, no dia 28 de Agosto de 1906. Morreu em Trebetherick, Cornualha, em 19 de Maio de 1984.
Foi Poeta Laureado (poeta oficial da rainha) desde 1972 até à sua morfe. As suas numerosas emissões na BBC e as suas campanhas para a salvaguarda de vários monumentos históricos fizeram dele uma figura extremamente popular.
A família Betjemann, originária de Bremen na Alemanha, anglicizou o seu apelido para “Betjeman” durante a Primeira Guerra Mundial.
John Betjeman começou os seus estudos na Highgate School, onde teve o poeta T. S. Eliot como professor. Depois, estudou na Dragon School de Oxford e no Marlborough College, no Wiltshire. Na Universidade de Oxford, frequentou o Magdalen College, como estudante não inscrito, depois de ter chumbado no exame de matemática. 
Deixou Oxford sem se diplomar, mas travou conhecimento com muitos amigos que iriam influenciar a sua obra literária, entre eles W. H. Auden e Jock Murray, que publicou a maioria dos seus livros.
John arranjou emprego como crítico de cinema no “Evening Standard”. Frequentou então os Bright Young People, um grupo de jovens aristocratas hedonistas que pagavam a quem lhes fizesse crónicas de encomenda. Foi assim que escreveu várias páginas para a “Architectural Review”, onde se tornou mesmo redactor-adjunto de 1930 a 1935.
Em 1958, juntamente com vários amadores de arte, fundou a Victoria Societty, afim de pugnar pela preservação de vários monumentos do fim do século XIX e início do século XX, que estavam a ser ameaçados de destruição. Contribuiu de forma decisiva para a salvaguarda da Gare de Saint-Pancras, em Londres, onde - vários anos mais tarde - foi erigida uma estátua em sua honra (2007).
Em 1969, foi feito comendador da Ordem do Império Britânico. Faleceu aos 77 anos, vítima da doença de Parkinson.
Era detentor da Medalha da Rainha para a Poesia (1960) e membro de honra da American Academy of Arts and Letters (1973).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...