sexta-feira, 24 de agosto de 2018

24 DE AGOSTO - TONI SAILER


EFEMÉRIDE - Anton “Toni” Engelbert Sailer, esquiador e actor de cinema austríaco, morreu em Innsbruck no dia 24 de Agosto de 2009. Nascera em Kitzbühel, em 17 de Novembro de 1935. Conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1956, em Cortina d'Ampezzo, além de sete títulos em Campeonatos Mundiais. É considerado um dos melhores esquiadores da história.
Toni Sailer começou a fazer ski aos dois anos de idade. Aprendeu também diversos ofícios, como vidreiro e canalizador. Membro do Kitzbüheler Ski Club, tornou-se aluno de Christian Pravda, duplamente medalhado nos Jogos Olímpicos de 1952 em Oslo e Campeão do Mundo de Descida em 1954. Em 1951, Toni ganha os primeiros títulos de juniores.
Depois, lesionou-se com ruptura da tíbia e do perónio, o que o levou a não competir nas provas seguintes da temporada. Atrasou também o seu regresso ao primeiro plano e não competiu nos Mundiais de 1954. Só voltou às vitórias nas Olimpíadas de Inverno de Cortina d’Ampezzo e os bons resultados não pararam.
Decidira prosseguir a sua carreira até aos J. O. de Squaw Valley (1960), mas porque arriscava uma suspensão por não respeito das regras do amadorismo, acabou por se retirar das competições. Foi considerado o melhor desportista austríaco do século XX.
A partir de 1957, começou então uma carreira de actor de cinema, protagonizando uma vintena de filmes, geralmente fazendo o papel de desportista ou de treinador. Num dos filmes (“Das grosse Glück”), fez o seu próprio papel. Entrou também em folhetins e séries televisivas. Tentou igualmente a música., chegando a gravar numerosas canções.
Em paralelo com a sua vida artística, entrou no mundo dos negócios: construiu o seu próprio hotel e participou numa empresa fabricante de componentes elásticos para vestuário de ski (marca com o seu nome). Participou igualmente na comercialização e marketing de um novo tipo de ski em plástico.
Nos anos 1960, viveu principalmente no Canadá. Para além dos negócios, ensinou jovens esquiadores na sua escola Summer Ski Camp na Colômbia Britânica.
Depois dos Jogos de Sapporo (1972), a Federação Austríaca de Ski confiou-lhe o lugar de director-técnico. Sob a sua direcção, a Áustria voltou aos lugares cimeiros da modalidade.
Pelo seu contributo para o movimento olímpico, o Comité Internacional Olímpico recompensou-o com a Ordem Olímpica, em 1985. 
Quando da sua estadia no Canadá, conheceu Gaby Rummeny com quem se casou em 1976. Tiveram um filho e a esposa faleceu em 2000. Voltou a casar em 2006 e faleceu em 2009, aos 73 anos, vítima de um tumor no cérebro, diagnosticado no ano anterior.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...