quarta-feira, 1 de agosto de 2018

1 DE AGOSTO - LEONARDO JARDIM


EFEMÉRIDE - José Leonardo Nunes Alves Sousa Jardim, treinador de futebol português, nasceu em Barcelona (Venezuela) no dia 1 de Agosto de 1974. É actualmente treinador do AS Monaco FC.
É filho de emigrantes portugueses, que se instalaram na Venezuela e que se restabeleceram na Madeira quando Leonardo ainda era muito jovem.
Desde os 15 anos que ele ambicionava ser treinador, enquanto a maioria dos rapazes da sua idade sonham ser jogadores de futebol. Fez os estudos de Educação Física na Universidade da Madeira, obtendo depois - durante três anos - vários diplomas de treinador.
Em 2001, aos 27 anos, iniciou a sua carreira profissional como treinador principal da AD da Camacha, cargo que exerceu durante cinco épocas.
Em consequência do bom trabalho desenvolvido, foi convidado para treinar o GD de Chaves, em meados de 2007/08, liderando o clube até à promoção à Liga de Honra.
No Verão de 2009, chegou ao comando técnico do S.C. Beira-Mar e conseguiu atingir outra promoção, desta vez à Primeira Liga. Na época seguinte, a dez jornadas do fim do campeonato, quando o Beira-Mar lutava pelos lugares que dão acesso às competições europeias, Jardim demitiu-se devido a discordâncias com a direcção acerca da venda de jogadores.
Em Maio de 2011, substituiu Domingos Paciência no comando do S.C. Braga, uma ligação que durou apenas uma época. Em Junho de 2012, celebrou um contrato de dois anos com o clube grego Olympiacos FC. Em Janeiro de 2013, apesar de liderar a tabela classificativa com 10 pontos de avanço, foi despedido por alegadamente ter uma relação com a mulher do presidente do clube.
Na época 2013/14, juntou-se ao Sporting CP, como treinador da equipa principal, por duas temporadas. Levou o elenco à segunda posição na Liga Portuguesa, com acesso à Liga dos Campeões Europeus, o que não acontecia há cinco anos. Entretanto, o Sporting rescindiu o seu contrato acordando uma cláusula de rescisão de três milhões de euros.
Em Junho de 2014, foi apresentado como treinador do Mónaco por duas temporadas. As suas opções não foram bem vistas por alguns adeptos nem pela imprensa desportiva. Pouco a pouco, porém, os resultados foram aparecendo e ficou em 3º lugar do campeonato francês e em 1º no grupo para a Liga dos Campeões Europeus, eliminando o Arsenal FC nos oitavos-de-final. 
2015/16 foi uma época mediana. 2016/17 foi a sua terceira temporada no Mónaco. Adquirida a qualificação para a Liga dos Campeões (1º lugar no seu grupo), a equipa realizou encontros extraordinários no campeonato de França e tornou-se o clube com melhor ataque na Europa. Líder da classificação desde a 20ª jornada, conquistou o título de campeão francês, o que não acontecia desde 2003.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...