segunda-feira, 27 de agosto de 2018

27 DE AGOSTO - KARL UNTERKIRCHER


EFEMÉRIDE - Karl Unterkircher, alpinista e explorador italiano, nasceu em Selva di Val Gardena no dia 27 de Agosto de 1970. Morreu em Nanga Parbat, em 15 de Julho de 2008.
Ficou conhecido sobretudo por ter aberto novas rotas em montanha. Em 2004, foi o primeiro alpinista a escalar, sem oxigénio, no mesmo ano, os dois picos mais altos da Terra (Everest e K2). Karl fez a segunda ascensão do Monte Genyen, na China (primeira ascensão com uma equipa japonesa em 1987) e a primeira ascensão da face norte do Gasherbrum II (juntamente com Daniele Bernasconi e Compagnoni Michele). Também escalou o Jasemba, no Nepal, com Hans Kammerlander.
Recebeu vários prémios e foi feito cavaleiro da Ordem do Mérito da República Italiana.
Em 15 de Julho de 2008, caiu numa fenda durante a tentativa de abrir uma nova rota para o topo da montanha Nanga Parbat, no Himalaia, e foi dado como morto. «Karl Unterkircher era a nova estrela do alpinismo», comentou o alpinista Reinhold Messner, quando falou da sua morte.
O Prémio Karl Unterkircher foi conferido pela primeira vez em Julho de 2010, em Selva di Val Gardena, ao alpinista suíço Ueli Steck.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...