quinta-feira, 30 de agosto de 2018

30 DE AGOSTO - JACK SWIGERT


EFEMÉRIDE - Jack Swigert, de seu nome completo John Leonard Swigert Jr., astronauta norte-americano, nasceu em Denver no dia 30 de Agosto de 1931. Morreu em Washington, em 27 de Dezembro de 1982.
Foi um dos tripulantes da quase fatídica missão Apollo 13 (Abril de 1970), que não conseguiu pousar na Lua devido a uma explosão na nave durante a viagem. Foi ele que, com uma calma fantástica, comunicou para Terra que «tinham um problema».
Após quase seis dias de agonia no espaço, sem saber se conseguiriam regressar a salvo, Swigert - que havia substituído na missão o astronauta Ken Mattingly, retirado à última hora da tripulação por suspeita de sarampo - e os seus companheiros de missão, o comandante James Lovell e o piloto do módulo lunar Fred Haise, conseguiram reentrar na atmosfera terrestre e pousar em segurança no mar, no dia 17 de Abril de 1970. Receberam a Presidential Medal of Freedom.
Swigert estudou na Universidade do Colorado, em Boulder, onde também jogou futebol americano nos campeonatos universitários. Obteve o bacharelato de Ciências em Engenharia Mecânica. Serviu na Força Aérea como piloto de combate na Coreia e tornou-se seguidamente piloto de ensaios.
Detentor de mestrados em Ciências Aeroespaciais pelo Rensselaer Polytechnic Institute e em Administração de Negócios pela Universidade de Hartford, tornou-se em Abril de 1966 um dos dezanove elementos do 5º grupo de astronautas seleccionados para a NASA.
Após a missão lunar da Apollo 13, Jack Swigert foi escolhido para participar no programa Apollo-Soyuz em 1975, missão conjunta para o encontro no espaço entre astronautas americanos e cosmonautas da URSS.  Foi substituído, porém, posteriormente.
Deixando a NASA, Swigert entrou para a política, candidatando-se a congressista pelo estado do Colorado, em representação do Partido Republicano. Eleito, não chegou a tomar posse, falecendo de cancro ósseo em Dezembro de 1982.  
Em 1995, no filme “Apollo 13”, sobre a missão em que Swigert participou, o seu personagem foi interpretado pelo actor Kevin Bacon. Em 1997, o Estado do Colorado enviou uma estátua dele para a National Statuary Hall Collection.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...