quarta-feira, 22 de agosto de 2018

22 DE AGOSTO - MOSTOVOY


EFEMÉRIDE - Aleksandr Vladimirovich Mostovoy, antigo futebolista russo, nasceu em Leninegrado, actual São Petersburgo, no dia 22 de Agosto de 1968.
Mostovoy começou a sua carreira na União Soviética, ao serviço do FK Spartak de Moscovo, em 1987, conquistando logo no seu primeiro ano o Campeonato Soviético. Ficou no Spartak até 1991, tendo conquistado novamente o campeonato em 1989. Mudou-se para Lisboa, mais precisamente para o SL e Benfica, em 1992, onde jogou três temporadas, sagrando-se Campeão Nacional em 1994. Depois, foi para França representar o CM Caen (onde esteve uma época) e o RC Strasbourg (onde esteve duas).
A grande temporada de Mostovoy chegou quando se transferiu para o RC Celta de Vigo em 1996, por 325 milhões de pesetas. O seu jogo criativo e os seus golos tornaram-no uma figura de culto em Vigo, onde o clube se manteve nos primeiros lugares da tabela durante alguns anos. A torcida local alcunhou-o de o Czar dos Balaidos.
Mostovoy não conseguiu, no entanto, impedir a descida de divisão em 2004. Mudou-se para o D. Alavés, na segunda metade da temporada de 2004/05, clube onde mais tarde terminaria a carreira.
Representou as selecções da URSS 15 vezes e da Rússia em 50 jogos. Também ficou conhecido pelo seu temperamento exaltado e teve os seus problemas com treinadores.  Foi dispensado por Georgiy Yartsev durante o Euro 2004 realizado em Portugal. Jogara no Euro 1996 na Inglaterra e na Taça do Mundo FIFA de 1994. Pertenceu igualmente à selecção que viajou para a Coreia e Japão quando da Taça do Mundo FIFA de 2002, mas não jogou devido a uma lesão.
A exclusão de Mostovoy do Euro 2004 por Georgiy Yartsev deveu-se à derrota da Rússia frente à Espanha por 1-0. Supostamente, no final do encontro, Mostovoy ao falar com a imprensa teria dito que Yartsev não era bom treinador e não percebia nada de futebol. Mais tarde, provou-se ser falsa essa declaração.
Mostovoy casou-se em 2010, tendo dois filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...