domingo, 5 de agosto de 2018

5 DE AGOSTO - VANDER LEE


EFEMÉRIDE - Vander Lee, de seu verdadeiro nome Vanderli Catarina, cantor e compositor brasileiro, morreu em Belo Horizonte no dia 5 de Agosto de 2016. Nascera na mesma cidade em 3 de Março de 1966.
Nascido no estado de Minas Gerais, Vander Lee começou a sua carreira nos bares locais, em meados da década de 1980. Gravou a sua primeira fita demo (com 4 músicas) em 1986. No ano seguinte, já fazia shows com o seu próprio repertório.
As suas canções variam desde o romântico, passando pelo samba, até à balada e ao rock. As letras falam de acontecimentos da vida quotidiana, sempre com um lado romântico.
Gravou com grandes nomes da MPB (Música Popular Brasileira), como Zeca Baleiro, Elza Soares, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis. Compôs a música “Estrela”, que foi gravada pela cantora Maria Bethânia. Teve ainda a canção “Onde Deus possa me ouvir” gravada por Gal Costa. Foi autor de sucessos como “Românticos”, “Iluminado” e “Esperando Aviões”.
Vanderli tinha 3 filhos: Laura, Lucas e Clara, que herdaram dele o talento musical.
Faleceu em 2016, nos “cuidados intensivos” do Hospital Madre Tereza, depois de uma cirurgia necessária por ter tido um infarto, na tarde do dia anterior, quando estava a fazer hidroginástica. Vander Lee faria 30 anos de carreira em 2017.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...