segunda-feira, 20 de agosto de 2018

20 DE AGOSTO - DÉCIO PIGNATARI


EFEMÉRIDE - Décio Pignatari, publicitário, escritor e tradutor brasileiro, nasceu em Jundiaí no dia 20 de Agosto de 1927. Morreu em São Paulo, em 2 de Dezembro de 2012.
Desde os anos 1950, realizou experiências com a linguagem poética, incorporando recursos visuais e a fragmentação das palavras. Tais aventuras verbais culminaram no Concretismo, movimento estético que fundou juntamente com Augusto e Haroldo de Campos, com quem editou as revistas “Noigandres” e “Invenção” e publicou a “Teoria da Poesia Concreta” (1965).
Como teórico da comunicação, traduziu obras de Marshall McLuhan e publicou o ensaio “Informação, Linguagem e Comunicação” (1968).
Em 1950, publicou seu primeiro livro de poesias, “Carrossel”. A sua obra poética está reunida em “Poesia Pois é Poesia” (1977).
Décio Pignatari publicou traduções de Dante Alighieri, Goethe e Shakespeare, entre outros escritores, reunidas em “Retrato do Amor quando Jovem” (1990). Também publicou um volume de contos, “O Rosto da Memória” (1988), o romance “Panteros” (1992) e duas obras para o teatro, “Céu de Lona” e “Viagem Magnética”.
Em 1954, formara-se bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
A sua relação com a expressão musical deu-se das mais diversas formas, tendo realizado desde composições até trabalhos paralelos de interface com outras manifestações artísticas. Vale a pena mencionar que Décio Pignatari foi jurado do Festival da Música Popular Brasileira, desde a sua primeira edição, ainda na TV Excelsior.
Foi responsável pela composição da canção do filme “Anuska, Manequim e Mulher”, de 1968, dirigido por Francisco Ramalho Jr., juntamente com Rogério Duprat e Damiano Cozzella. Esta foi interpretada pela cantora Bibi Vogel. Foi autor da letra da canção-tema do filme “Piconzé”, com música de Damiano Cozzella, longa-metragem de animação do ano de 1972. Em 1979, Décio Pignatari publicou, juntamente com Gilberto Mendes e através da Editora Novas Metas, as anotações para a execução em vozes corais da música “Motet em Ré menor ou Beba Coca Cola”. Em 1993, a etiqueta Demolições Musicais lançou o disco “Temperamental”, uma parceria de Pignatari com Lívio Tragtemberg e Wilson Sukorski.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...