sábado, 4 de agosto de 2018

4 DE AGOSTO - FRANÇOIS HÉDELIN


EFEMÉRIDE - François Hédelin, dramaturgo e teórico francês do teatro, conhecido literariamente por abade de Aubignac, nasceu em Paris no dia 4 de Agosto de 1604. Morreu em Nemours, em 25 de Julho de 1676.
Filho de um advogado do parlamento, François Hédelin foi inicialmente educado para seguir a profissão do pai. Após completar os estudos, trabalhou como advogado. Em breve, porém, deixou a advocacia para ingressar no sacerdócio e se tornou tutor do duque de Fronsac, sobrinho do cardeal de Richelieu.
Estas funções garantiram-lhe a abadia de Notre-Dame d'Aubignac e, depois, a de Meymac. A morte do duque de Fronsac, em 1646, pôs fim às esperanças de futuras nomeações, e o abade de Aubignac retirou-se para Nemours, ocupando-se com a literatura até ao fim dos seus dias.  
Hédelin esteve em contacto com as mentes mais brilhantes do seu tempo. Escreveu alguns romances e tragédias, sendo conhecido principalmente por ter criado as três regras do teatro clássico ou, também, as chamadas unidades aristotélicas. Teve grandes brigas com Pierre Corneille, a quem atacou as tragédias. De ambos os lados, foram publicados epigramas e panfletos. Os epigramas perderam-se. Os panfletos ainda existem. Ele foi um dos primeiros a dizer que Homero é um personagem quimérico, introduzindo de facto a questão homérica na Europa moderna e dizendo que os poemas a ele atribuídos eram uma colecção de peças isoladas.
Na escolha dos temas para as suas peças, Hédelin parece ter sido guiado pelo desejo de ilustrar os vários tipos de tragédias - patriótica, antiga e religiosa. É sobretudo como teórico que ele é lembrado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...