quarta-feira, 8 de agosto de 2018

8 DE AGOSTO - JOSTEIN GAARDER


EFEMÉRIDE - Jostein Gaarder, professor de filosofia e escritor norueguês, nasceu em Oslo no dia 8 de Agosto de 1952. É autor de romances filosóficos, contos e histórias.
Filho de um casal de professores, cursou o ensino primário na cidade de Ingierasen, enquanto a formação secundária foi realizada na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo, Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar a sua carreira de escritor, dava aulas de Filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.
O seu trabalho mais conhecido é “O Mundo de Sofia”, publicado em 1991, um romance acerca da história da filosofia, cujo enredo gira em torno de uma menina instruída e amparada por um filósofo. Este livro foi traduzido para 53 línguas, existindo 40 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemanha. Passou desde então a ter grande renome internacional e, a partir de 1993, dedicou-se integralmente à produção literária.
Paralelamente, criou a Fundação Sofia (para a defesa do meio ambiente), que premeia anualmente, com o Prémio Sofia, acções a favor do «ambiente e do desenvolvimento durável».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...