domingo, 26 de agosto de 2018

26 DE AGOSTO - BOB DE MOOR


EFEMÉRIDE - Robert “Bob” Frans Marie De Moor, desenhador belga, morreu em Bruxelas no dia 26 de Agosto de 1992. Nascera em Antuérpia, em 20 de Dezembro de 1925.  Autor de numerosas obras, colaborou com Hergé nas “Aventuras de Tintim”.
De Moor estudou na Academia Real das Belas-Artes de Antuérpia e, após a conclusão dos estudos, trabalhou no estúdio de cartoons Afim.
Em 1945, criou o “Bart de Scheepsjongen”, para a revista “Kleine Zondagsvriend”, e diversas histórias com o inspector Marks, o professor Hobbel e o seu assistente Sobbel. No final de 1945, início de 1946, trabalhou na revista “ABC”, onde desenhou diversos cartoons humorísticos.
Em 1947, criou a banda desenhada “Le Mystère du Vieux Château-Fort”, baseada numa história de John van Looveren.
Publicou vários trabalhos em jornais flamengos, como “Monneke en Johnneke”, “Janneke en Stanneke” e “Het Leven van J. B. de la Salle”. Trabalhou para a revista “Tintim” e para a sua versão belga, “Kuifie”. Foi ele que criou o slogan «revista dos jovens de 7 aos 77 anos».
Em 1951, entrou para os Studios Hergé, como assistente principal. Supervisionava os rascunhos de “Tintim”. Participou, também, nas longas-metragens “O Templo do Sol” e “Tintim e o Lago dos Tubarões”.
Em 1959, criou “De avonturen van Nonkel Zigomar” e, em 1970, desenhou o episódio “Le Repaire du Loup”, na série “Lefranc”, de Jacques Martin.
Até aos anos 1980, De Moor trabalhou nos Studios Hergé. Após a morte de Hergé, em 1983, a sua vontade era terminar o livro “Tintim e o Alph-Art”, mas a esposa de Hergé, Fanny, não permitiu.
Em 1989, terminou a segunda parte do livro de Edgar P. Jacobs, “As 3 Fórmulas do Professor Sato”, da série “Blake & Mortimer”. No mesmo ano, tornou-se director artístico das Edições Lombard e foi presidente do Belgian Centre of Comics, até à sua morte em 1992.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...