sexta-feira, 3 de agosto de 2018

3 DE AGOSTO - RUPERT BROOKE


EFEMÉRIDE - Rupert Chawner Brooke, poeta inglês, nasceu em Rugby no dia 3 de Agosto de 1887. Morreu no Mar Egeu, perto de Skyros, na Grécia, em 23 de Abril de 1915. Com apenas 27 anos, faleceu quando a sua embarcação se aprestava para travar a batalha de Galipoli durante a I Grande Guerra Mundial.
É conhecido tanto pelos seus poemas idealistas antiguerra, os “War Sonnets”, escritos durante a Primeira Guerra Mundial (nomeadamente “The Soldier”), como pelos poemas que escrevera em tempo de paz, particularmente “The Old Vicarage”, “Grantchester” e “The Great Lover”.  Reconhecido também pela sua beleza juvenil, que levou o escritor W. B. Yeats a descrevê-lo como «o mais belo rapaz de Inglaterra».
Estudou na Hillbrow Prep School e na Rugby School. Mesmo em viagem pela Europa, preparou uma tese intitulada “John Webster and the Elizabethan Drama”, que lhe valeu uma bolsa de estudos no King's College (Cambridge), onde ajudou a fundar o teatro Marlowe Society e onde representou várias peças.
Tornou-se membro de vários grupos literários: o Bloomsbury Group, o Georgian Poets e o Dymock Poets.
Rupert Brooke percorreu os Estados Unidos e o Canadá, para escrever crónicas de viagens para a “Westminster Gazette”. Visitou igualmente algumas ilhas dos mares do Sul. Mais tarde, foi revelado que teria uma filha de uma jovem taitiana com quem se relacionou. Viveu também uma relação amorosa com a actriz Cathleen Nesbitt.
Os seus sonetos sofisticados chamaram a atenção de muitas personalidades importantes, entre elas Winston Churchill.
Foi mobilizado pela Royal Navy, pouco tempo antes do seu 27º aniversário e tomou parte no cerco de Anvers, em Outubro de 1914. Embarcou na Mediterranean Expeditionary Force em Fevereiro de 1915, mas foi vítima de uma septicemia, depois de uma infecção causada pela picada de um insecto. Faleceu a bordo de um navio-hospital. As forças expedicionárias, tendo recebido ordem de partida imediata, Rupert foi enterrado num olival na ilha de Skyros, onde se encontra ainda a sua sepultura.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...