sábado, 12 de janeiro de 2019

12 DE JANEIRO - HARUKI MURAKAMI


EFEMÉRIDE - Haruki Murakami, escritor e tradutor japonês, nasceu em Quioto no dia 12 de Janeiro de 1949. Os seus livros são sucessos de vendas no Japão e internacionalmente, tendo sido traduzidos em mais de 50 idiomas. É um dos escritores japoneses contemporâneos mais lidos no Mundo.
Murakami nasceu pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial, filho de um sacerdote budista e da filha de um comerciante de Osaka, com os quais aprendeu literatura japonesa. Apesar de nascido em Quioto, passou a maior parte da sua juventude em Nishinomiya, Ashiya e Kobe.
Frequentou a Universidade de Waseda, em Tóquio, dedicando-se sobretudo aos estudos teatrais. Antes de terminar o curso, abriu um bar de jazz chamado Peter Cat, à frente do qual se manteve entre 1974 e 1982.
Escreveu o seu primeiro romance, “Escuta o canto do vento”, em 1979, mas seria em 1987, com “Norwegian Wood”, que o seu nome se tornaria famoso no Japão.
Em 1986, partiu com a esposa para a Europa (Itália e Grécia) e depois para os EUA, onde acabariam por se fixar. Ensinou Literatura Japonesa, como professor convidado de várias universidades (1993/95).
Particularmente influenciado pela cultura ocidental, Murakami traduziu, para japonês, obras de F. Scott Fitzgerald, Truman Capote, John Irving e J. D. Salinger, entre outros.
Murakami é um entusiasta de desportos de resistência: participou em maratonas e em triatlos, embora só tenha começado a correr depois dos 33 anos. Em Junho de 1996, completou sua primeira ultramaratona, uma corrida de 100 quilómetros ao redor do lago Saroma em Hokkaido. Abordou a sua relação com o desporto no livro “Do que eu falo quando eu falo de corrida” (2008).
Em 1995, voltou a viver no Japão. Recebeu até agora uma dúzia de prémios e outras distinções. Como jornalista-ensaísta, escreveu sobre viagens na Europa e acerca do jazz, mas também sobre dois desastres ocorridos no Japão: o sismo de Kobe e o atentado químico no metro de Tóquio (1995).
É um apaixonado por gatos, que o acompanham e com quem fala nos momentos de solidão. Nota-se, aliás, a presença dos simpáticos bichanos, em vários dos seus livros.
Em Fevereiro de 2017, à meia-noite, foi lançado o seu romance “Kishidancho Goroshi” em dois volumes. Haruki Murakami descreve esta obra como «uma história muito bizarra».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...