domingo, 6 de janeiro de 2019

6 DE JANEIRO - OLEG MAKAROV


EFEMÉRIDE - Oleg Grigorievich Makarov, cosmonauta russo, nasceu em Udomlya no dia 6 de Janeiro de 1933. Morreu em Moscovo, em 28 de Maio de 2003.
Formado em Engenharia em 1957, começou a trabalhar no escritório de design espacial de Sergei Korolev, chefe do programa espacial soviético, ajudando no desenvolvimento da nave Vostok. Em 1966, foi seleccionado para o treino de cosmonautas.
Trabalhou no programa lunar, que pretendia colocar um soviético na Lua, tendo treinado com Aleksei Leonov para um voo à volta da Lua. Entretanto, após o sucesso da Apollo 8, o voo foi cancelado.
O seu primeiro voo espacial foi na Soyuz 12 em 1973, um voo de teste para verificar as modificações feitas na nave Soyuz, após o desastre fatal da Soyuz 11. O seu segundo voo foi na Soyuz 18.  Voo abortado logo após o lançamento, com uma aterragem de emergência no noroeste da China.
Com o seu terceiro lançamento na Soyuz 27 em 1978, voou até à estação espacial Salyut 6 e aterrou cinco dias depois com a nave Soyuz 26. A sua última missão foi a Soyuz T-3 (1980), durante a qual foram feitas muitas reparações à Salyut 6.
Fez também parte dos grupos de apoio às missões Soyuz 17 e Soyuz T-2. No total, passou 20 dias, 17 horas e 44 minutos no espaço.
Após o seu último voo espacial, continuou a trabalhar no programa da estação espacial Mir e no desenvolvimento da nave espacial Buran.
Entre outras condecorações, recebeu o título de Herói da União Soviética duas vezes e a Ordem de Lenine quatro vezes. Makarov faleceu em 2003, vítima de ataque cardíaco.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...