quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

16 DE JANEIRO - ANDRÉ MICHELIN


EFEMÉRIDE - André Jules Aristide Michelin, engenheiro e industrial francês, nasceu em Paris no dia 16 de Janeiro de 1853. Morreu na mesma cidade em 4 de Abril de 1931.
Diplomou-se na Escola Central de Paris em 1877. Juntamente com o irmão, Édouard Michelin, fundou a Michelin & Cie (Compagnie Générale des Établissements Michelin) em 1889, na cidade francesa de Clermont-Ferrand, após terem inventado o pneu desmontável.
Em 1895, classificou-se em 10º lugar, na corrida Paris-Bordéus-Paris, pilotando um Éclair, com chassis Peugeot e motor Daimler, montado sobre os únicos pneumáticos utilizados na corrida. No ano seguinte, ficou em segundo, na corrida Bordéus-Agen-Bordéus.
Em 1900, André publicou o primeiro “Guia Michelin”, cujo objectivo era promover o turismo automóvel, que ajudariam assim as suas operações de fabrico de pneus.
André era filho de um artista-gravador e da herdeira de uma fábrica de caoutchouc. Casou com Sophie Wolff, filha de um célebre fabricante de pianos parisiense.
André Michelin era também membro do Aéro-club de France desde 1898, tendo chegado a presidente. Juntamente com o irmão, contribuiu também para o desenvolvimento da aviação, criando nomeadamente o Prémio Michelin Internacional, em 1908.
Em 2002, o seu nome foi incluído no Automotive Hall of Fame. Era cavaleiro da Legião de Honra Francesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...