quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

30 DE JANEIRO - MARCELO BONFÁ


EFEMÉRIDE - Marcelo Augusto Bonfá, baterista brasileiro, célebre por ter sido membro fundador da banda de rock alternativo Legião Urbana, nasceu em Itapira no dia 30 de Janeiro de 1965.
Viveu em Itapira até 1977, ano em que se mudou para Brasília após o pai, funcionário do Banco do Brasil, ter sido transferido para a capital brasileira. Bonfá não demorou a ambientar-se. Apesar de ser de uma cidade do interior paulista e a maioria dos jovens de Brasília que moravam no seu bairro terem vindo do Rio de Janeiro, conseguiu fazer amizades rapidamente. Tornou-se amigo de Fê Lemos, que o deixava brincar com a sua bateria. A sua primeira bateria foi um presente do seu pai, quando estava de férias em São Paulo.
Bonfá formou uma banda com André Müller (futuro membro da banda punk Plebe Rude). Chamava-se Metralhaz, mas teve curta duração. Também tocou na banda Dado e o Reino Animal, do seu amigo Dado Villa-Lobos. Em 1982, foi chamado por Renato Russo para, juntos, iniciarem um grupo, chamado Legião Urbana. Bonfá permaneceu na Legião até ao seu fim, anunciado oficialmente em Outubro de 1996, após a morte de Renato Russo.
No ano de 2000, Marcelo Bonfá lançou o seu primeiro trabalho a solo, “O Barco Além do Sol”, através da gravadora Trama, tendo tido vendas superiores a 30 mil cópias. O tema “Depois da Chuva” foi um dos mais tocados nas rádios do Brasil.
Em 2004, lançou o seu segundo trabalho a solo intitulado “Bonfá + Videotracks”, distribuído pela EMI. O último álbum a solo chamou-se “Mobile” e foi lançado em 2007 no formato digital. Em todos estes seus discos, Bonfá contou com a parceria do letrista Gian Fabra.
Actualmente, Bonfá tem uma banda chamada Bonfá e os Corações Perfeitos, em que o seu filho João Pedro toca a guitarra. Na sua carreira a solo, já vendeu mais de cem mil cópias dos seus três álbuns.
Marcelo Bonfá, juntamente com o parceiro da extinta Legião Urbana, Dado Villa-Lobos, participou - entre 2011 e 2012 - em alguns shows da banda Jota Quest durante a tournée deste grupo mineiro. No mesmo ano, participou no Rock in Rio em homenagem à Legião Urbana, contando com participações de Toni Platão, Herbert Vianna, Pitty, Dinho Ouro Preto e Rogério Flausino. Em 2012, participou no tributo MTV à Legião Urbana, ao lado de Dado e Wagner Moura.
Tem dois filhos: Tiago Bonfá (nascido em 1991), fruto do relacionamento com Simone Bonfá, e João Pedro Bonfá (nascido em 1988), também músico, fruto da sua relação com a actriz Isabela Garcia, membro da sua banda a solo. A primeira neta, Luísa, filha de João Pedro e Ana Glória, nasceu em Outubro de 2011.
Produz a Cachaça Perfeição, na sua Fazenda Vistalinda, em Santo António do Rio Grande, Minas Gerais. A cachaça é orgânica, sem uso de agro-tóxicos nem químicos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...