domingo, 20 de janeiro de 2019

20 DE JANEIRO - LUPIMANSO


EFEMÉRIDE - Lupimanso, de seu nome completo Ruy Lupi Manso, pintor e desenhador português, morreu em Lisboa no dia 20 de Janeiro de 2000. Nascera em Lourenço Marques (agora Maputo), em 30 de Abril de 1921.
Foi um dos pioneiros da banda desenhada portuguesa, tendo publicado diversos desenhos em jornais infantis como “O Mosquito”.
Trabalhou em publicidade em Lisboa e Madrid e, posteriormente, em serigrafia com o seu amigo e pintor António Inverno, que realizou todas as edições em serigrafia das suas obras.
Dono de um traço inconfundível, realizou algumas obras a aguarela, mas seria a óleo que iria conseguir trabalhos de maior relevo. Com mais de duas dezenas de quadros expostos em diversas galerias de Lisboa e outras tantas edições em serigrafia, Lupimanso foi um artista que deixou, nas suas pinturas, uma marca bem característica de Lisboa e do Alentejo.
Da sua obra, fazem parte quadros como “A Janela”, “Cacilheiro”, “Baía de Cascais”, “Vila Viçosa” e “Casa do Menino de Deus”, cujas edições em serigrafia se encontram esgotadas.
NB - Apesar de numerosas pesquizas, não nos foi possível encontrar uma fotografia deste biografado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...