sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

18 DE JANEIRO - JOÃO PEDRO BANDEIRA


EFEMÉRIDE - João Pedro Bandeira, locutor, radialista, jornalista e autor português, nasceu em Lisboa no dia 18 de Janeiro de 1965. É licenciado em Comunicação Social.
Actualmente, tem um programa de rádio diário na RDP Internacional e faz a narração de documentários exibidos pela RTP.
Deu a voz a documentários da TVI24, a magazines desportivos emitidos na Sport Tv e fez dobragens na SIC, na série “O Encantador de Cães”.
Entre Janeiro de 2009 e Dezembro de 2010, foi locutor/realizador da Antena 1, espaço 05h00/07h00 e programa “Música e Letra”.
Em Novembro de 2010, estreou-se na escrita com “BÍBLIA DOS ANOS 80 - Os melhores anos das nossas vidas”, depois de - em Maio de 2008 - ter feito a edição de texto e a selecção de comentários do livro “Catedral” de Salvador Vaz da Silva. Em Dezembro de 2010, edita um segundo livro, da mesma colecção: “BÍBLIA DO FC PORTO”. Desde então, já colaborou em dezenas de livros, nomeadamente na pesquisa, actualização de dados, escrita e revisão de textos, casos de “Bíblia do Sporting” e “Bíblia do Benfica”, “Bíblia do Torcedor”, “Bíblia do Real Madrid”, “Missão Cumprida - Luís Filipe Vieira”, “Livro de Fãs de Messi” e “Livro de Fãs de Ronaldo”.
Foi co-autor, com Luís Miguel Pereira, de “Neymar Total”, “Bíblia de Cristiano” (em espanhol) e “Bíblia de Messi” (igualmente em castelhano).
Em 2015, coordenou a edição de “E o Sporting é o nosso Grande Amor”, com 110 testemunhos nos 110 anos do clube, e escreveu o livro de Pedro Henriques, “Árbitro de Bancada”.
Começou a sua carreira nos anos 1980, com um estágio na RTP – Informação e RTP - Desporto (programa “Domingo Desportivo”); no semanário “Se7e” e no “Correio da Manhã Rádio”, onde foi jornalista, animador, autor de programas e produtor; responsável pela playlist; pivot de emissões desportivas e grandes eventos musicais (Michael Jackson em Munique, Tribute To Freddie Mercury em Londres, etc.);  colaboração em Especiais, entrevistas, etc.
Seguiu-se a Rádio Comercial, onde foi animador/realizador/locutor e produtor de vários programas, autor de peças, entrevistas e várias reportagens de concertos (Bruce Springsteen, Heineken Night Of The Proms em Madrid, U2, Prince, Rolling Stones, Bob Dylan em Madrid, festivais de Verão, Festival de Glastonbury, Robbie Williams em Paris e Gabriel O Pensador no Brasil).
Mais tarde, pertenceu à Rádio Nacional e foi product manager assistant e chefe de redacção e de produção de um site musical e de rádios e canais online.
Foi ainda voz-off e autor de várias reportagens e entrevistas do magazine de informação de espectáculos “Radar” da RTP, apresentado por Margarida Pinto Correia. Colaborou com várias peças jornalísticas no magazine musical “Feedback” da TVI, apresentado por Nélson Pereira, sendo autor e apresentador em estúdio da rubrica “dbs” sobre o ‘outro lado’ do mundo da música e dos artistas. Foi locutor de continuidade, durante aproximadamente 2 anos, da RTP 1 e 2; locutor de variados documentários transmitidos na TV Cabo, gravados na produtora Ideias e Letras e nos Estúdios Goya, como por exemplo “Hollywood, Odisseia”, “História, Travel” etc.
Da sua vasta experiência no mundo da comunicação, destacam-se ainda, entre outros:  redactor do semanário “Se7e”; jornalista do “Diário Popular”;  colaborador do semanário “Blitz”; colaborações regulares ou esporádicas em vários órgãos de comunicação social, caso das revistas “Valor” (com uma rubrica permanente sobre música) e “Marie Claire”; guionista de televisão da produtora D&D de concursos apresentados por Júlio César e Rogério Samora para a TVI; colaboração com as Produções Fictícias; autor dos guiões da gala “Boa Sorte, Portugal”, no CCB, com apresentação de Júlio Magalhães e Isabel Angelino, e do festival “Sons da Fala”, ambos emitidos na RTP.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...