terça-feira, 22 de janeiro de 2019

22 DE JANEIRO - FREDRIK BAJER


EFEMÉRIDE - Fredrik Bajer, professor, tradutor, escritor, político e pacifista dinamarquês, morreu em Copenhaga no dia 22 de Janeiro de 1922. Nascera em Næstved, em 21 de Abril de 1837.  Recebeu o Nobel da Paz em 1908 e era presidente honorário do Secretariado Internacional da Paz.
Filho do pastor Alfred Beyer, Fredrik serviu como oficial do exército dinamarquês, lutando na Guerra dos Ducados. em 1864, contra Prússia e a Áustria, sendo promovido ao posto de primeiro-tenente. Foi desmobilizado em 1865 e mudou-se para Copenhaga, onde se tornou professor, tradutor e escritor.
Entrou para o Parlamento dinamarquês em 1872, como membro do Folketinget, onde se manteve durante 23 anos.  Como parlamentar, trabalhou no uso da arbitragem internacional para resolver conflitos entre as nações e foi devido aos seus esforços que as relações estrangeiras se tornaram parte do trabalho do Parlamento dinamarquês. A Dinamarca participou no início da União Interparlamentar e ganhou uma posição de destaque entre os seus membros.
Fredrik Bajer apoiou muitas organizações pacifistas, tanto na Dinamarca como em toda a Europa, e ajudou a orientar a aprovação de uma lei para alcançar acordos de arbitragem com a Suécia e a Noruega.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...