quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

3 DE JANEIRO - ALICIA RHETT


EFEMÉRIDE - Mary Alicia Rhett, actriz e pintora norte-americana, morreu em Charleston no dia 3 de Janeiro de 2014. Nascera em Savannah, em 1 de Fevereiro de 1915.
No cinema, é sobretudo lembrada pela actuação no clássico “E Tudo o Vento Levou” (1939), onde interpretou o papel de India Wilkes, que era a rival da heroína do filme, Scarlett O'Hara (Vivien Leigh). Apesar de relativamente pequeno, o seu papel possui relevância no enredo e isso garantiu-lhe o momento onde, como actriz, se fez notar no cinema.
A sua mãe era Isobel Murdoch, uma imigrante de Liverpool, Inglaterra, e o pai era Edmund M. Rhett, oficial do exército oriundo de uma tradicional família sulista americana. Após a morte do pai, durante Primeira Guerra Mundial, Alicia e a mãe mudaram-se para a cidade de Charleston, no estado da Carolina do Sul, onde ela viria a trabalhar como actriz no teatro local.
Pelo seu desempenho na peça inspirada no livro de Oscar Wilde “Lady Windermere's Fan”, em 1936, Alicia foi encaminhada pelo realizador de Hollywood George Cukor, atraído pelo seu encanto e pela sua beleza.
O realizador indicou-a para o papel de Scarlett O'Hara em “E Tudo o Vento Levou”, que seria lançado em 1939, após o produtor David O. Selznick ter comprado os direitos a Margaret Mitchell, autora do romance. Foi uma, entre centenas de moças sulistas a serem testadas para o papel, mas a escolhida acabaria por recair numa inglesa então novata no cinema americano, Vivien Leigh. Fez casting igualmente para o papel de Melanie Hamilton, mas também não foi a escolhida - Olivia de Havilland foi quem ficou com a interpretação. Alicia foi proposta em Março de 1937, por George Cukor, para interpretar o papel de India Wilkes, como uma espécie de prémio de consolação. Mesmo sendo um papel menor, a personagem tinha a sua importância na trama do filme.
Apesar do sucesso, Alicia Rhett deixou Hollywood e voltou à Carolina do Sul. Decidiu abandonar a carreira de actriz em 1941, alegando a falta de papéis relevantes e apropriados. Mais tarde, trabalharia como locutora de rádio na estação WTMA, em Charleston.
Rhett tinha-se tornado também uma artista de esboços e pintora de retratos. Durante as filmagens de “E Tudo o Vento Levou”, fizera esboços e desenhos de vários actores, seus companheiros. Ilustrou igualmente diversos livros, incluindo “South Carolina Indians” (1965).
Alicia Rhett faleceu de causas naturais, a menos de um mês de completar 99 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...