sábado, 26 de janeiro de 2019

26 DE JANEIRO - JULES FEIFFER


EFEMÉRIDE - Jules Feiffer, autor norte-americano de bandas desenhadas, escritor e cenógrafo de cinema e teatro, nasceu em Nova Iorque no dia 26 de Janeiro de 1929.
Em Junho de 2000, reformou-se de desenhador de imprensa, depois de 43 anos de carreira neste domínio.
Os seus desenhos e bandas desenhadas, publicados em “The New Yorker”, “Playboy”, “Esquire” ou “The Nation”, foram compilados em 19 livros. Eles foram influenciando ao longo dos tempos numerosos autores, tanto em França como nos Estados Unidos.
Jules e as suas duas irmãs foram educados pelos pais segundo as regras do judaísmo.  O pai era vendedor, mas - em virtude da Grande Depressão - ficava frequentemente desempregado. Jules começou a desenhar a partir dos 3 anos, encorajado pela mãe, que era estilista de moda.
Com 13 anos, recebeu da mãe a sua primeira mesa de desenho. Ela  inscreveu-o igualmente na Art Students League of New York, para estudar desenho anatómico. Passou o exame final na James Monroe High School (Nova Iorque), aos 16 anos.
Feiffer interessou-se desde a juventude por cartoons, pois achava que não tinha talento suficiente para se tornar escritor ou artista visual. Tentou conjugar os seus conhecimentos pára elaborar ume obra pessoal, inspirado pelas suas leituras de infância. Analisava também o estilo de diversos autores.
Depois de sair da escola, Feiffer procurou desesperadamente um emprego. Apresentou-se espontaneamente em casa de um dos seus autores preferidos, Will Eisner. Este, que tinha conhecido uma situação comparável no começo da sua vida, perguntou-lhe quais eram as suas aptidões e desejos.
Apesar de Eisner não ter ficado muito convencido das competências artísticas do candidato, admitiu-o por simpatia e porque Feiffer manifestava grande entusiasmo. Passados tempos, Jules pediu uma promoção, que não lhe foi dada. Como compensação, Eisner reservou-lhe uma página para as suas publicações em “The Spirit”. Por outro lado, a colaboração entre os dois era positiva, trocando ideias sobre os seus argumentos e chegando muitas vezes a acordo sobre alterações.
Em 1947, Feiffer inscreveu-se durante um ano no Pratt Institute, para melhorar o seu grafismo. A sua carreira estava pronta para ‘disparar’…
Entre numerosos prémios recebidos, salientam-se dois:  o Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação (1961) e o Prémio Pulitzer de Desenho de Imprensa (1986).  Em 1995, foi eleito para a Academia Americana das Artes e das Letras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...