quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

23 DE JANEIRO - LEOPOLDO PIRELLI


EFEMÉRIDE - Leopoldo Pirelli, industrial italiano, morreu em Portofino no dia 23 de Janeiro de 2007. Nascera em Usmate Velate, em 27 de Agosto de 1925.
Leopoldo Pirelli era filho de Alberto Pirelli e neto do senador Giovanni Battista Pirelli, fundador em 1872, da empresa Pirelli & Co, que viria a tornar-se num gigante do sector dos pneus. Definindo-se como calvinista, era um defensor da privacidade e um amante da vela.
Leopoldo cresceu na sua localidade natal, próximo de Varese. Licenciou-se aos 25 anos em Engenharia Mecânica, começando - em seguida - a trabalhar na empresa da família.
Tornou-se vice-presidente do grupo em 1956 e assumiu a presidência em 1965, na qual se manteve até 1996, ano em que foi substituído pelo genro, o empresário Marco Tronchetti Provera. Manteve-se desde então, e até à data da sua morte, como presidente de honra da fabricante italiana.
Além de ser uma das mais importantes empresas do sector de pneus a nível mundial, a Pirelli também está presente nos sectores imobiliário e de componentes para telecomunicações.
Em 1974, foi também nomeado vice-presidente da Confindustria, uma associação de industriais, da qual foi um dos principais renovadores, a par de Gianni Agnelli.
No fim da década de 1980, tentou a entrada na norte-americana Firestone e, em Setembro de 1990, na italiana Continental.
Exerceu durante anos a função de conselheiro de várias empresas e institutos, tais como a Comit, a RAS e a Mediobanca.
Foi nomeado Cavaliere del lavoro em 1977. Gostava de defender a tese de que, no âmbito do trabalho, é melhor ter uma ocupação - nem que seja parcial e qualquer que seja a forma contratual que a regule - do que estar desocupado.
Faleceu aos 81 anos, na sua casa de Portofino (norte de Itália). Deixou dois filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...