segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

21 DE JANEIRO - GEORGE MOORE


EFEMÉRIDE - George Augustus Moore, romancista, poeta, crítico de arte, memorialista e dramaturgo irlandês, morreu em Londres no dia 21 de Janeiro de 1933.  Nascera em Moore Hall, em 24 de Fevereiro de 1852.
Pertencia a uma família católica, dona de terras, que vivia em Moore Hall, no Condado de Mayo. Originalmente, queria ser pintor e estudou Artes em Paris, durante a década de 1870. Ali se tornou amigo de muitos dos principais artistas franceses da época. Édouard Manet pintou mesmo o seu retrato em 1879.
Acabou por se dedicar à literatura. Como autor naturalista, foi um dos primeiros escritores de língua inglesa a absorver as técnicas do realismo francês, tendo sido influenciado particularmente pelas obras de Émile Zola. De acordo com o crítico literário e biógrafo Richard Ellmann, os seus trabalhos - por sua vez - influenciaram James Joyce. Embora a obra de Moore seja vista, por vezes, como secundária em relação às literaturas irlandesa e britânica, ele foi frequentemente citado como o primeiro grande romancista moderno irlandês.
Frequentou o salão literário de Geneviève Halévy, onde se cruzava com Rejane, Lucien Guitry, Paul Bourget e o pintor Edgar Degas, entre outros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...