segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

14 DE JANEIRO - SHAOLIN


EFEMÉRIDE - Shaolin, de seu verdadeiro nome Francisco Jozenilton Veloso, cartoonista, caricaturista, humorista e actor de televisão brasileiro, morreu em Campina Grande no dia 14 de Janeiro de 2016. Nascera em Coremas, em 8 de Maio de 1971.
Começou a sua carreira, quando trabalhou no Teatro Municipal Severino Cabral, de Campina Grande. Foi cartoonista político do jornal “A Palavra”, do “Jornal da Paraíba” e da “Revista Nordeste”, além de radialista na Rádio Campina Grande. Participou em grandes programas da televisão brasileira, como “Domingão do Faustão”, “A Praça É Nossa” e “Show do Tom”, entre outros. O seu último trabalho foi no programa “Tudo é Possível”, com Ana Hickmann, parodiando alguns famosos. Casou-se em Dezembro de 1994, com Laudiceia Veloso, com quem teve dois filhos.
Na madrugada de 18 de Janeiro de 2011, Shaolin sofreu um grave acidente de automóvel, em Campina Grande. O seu automóvel colidiu lateralmente com um camião e Shaolin foi levado para o hospital com traumatismo craniano e o braço esquerdo com fractura exposta e quase amputado. Depois de uma cirurgia de 4 horas no Hospital Antonio Targino, a equipa de cirurgiões conseguiu salvar-lhe o braço e ele foi colocado em coma induzido nos Cuidados Intensivos.
Em Maio de 2011, Shaolin foi transferido para um quarto de convalescença no hospital, mas ainda em coma. Em 10 de Junho, em «estado mínimo de consciência e clinicamente estável», segundo o hospital, Shaolin recebeu alta e voltou para sua casa, após 145 dias de internamento.
Em Setembro de 2012, a apresentadora Ana Hickmann, durante uma reportagem em que visitou Shaolin, deu-lhe um aparelho importado da Suécia que permite a comunicação através de movimentos com os olhos. Shaolin mostrou-se plenamente consciente e conseguiu comunicar pela primeira vez desde o acidente e afirmou não estar feliz pela sua condição.
No dia 13 de Janeiro de 2016, Shaolin apresentou um quadro febril e deu entrada nos Cuidados Intensivos de uma clínica particular de Campina Grande com infecção respiratória, quadro muito comum para pacientes acamados. No hospital, o humorista sofreu uma paragem cardíaca e o seu falecimento foi confirmado pela esposa no dia seguinte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...