segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

28 DE JANEIRO - RUI NOVA


EFEMÉRIDE - Rui Nova, cantor português, nasceu na Póvoa de Varzim em 28 de Janeiro de 1964.
Iniciou a sua carreira artística em 1985. Animador de radio, teve como grandes influências António Sala, Olga Cardoso e Luís Arriaga. Rui Nova começou a cantar com o apoio de dois grandes amigos: José Cid e Carlos Paião.
Iniciou-se na Rádio Onda Verde - uma rádio livre (pirata), na Póvoa de Varzim, que marcou o panorama da rádio em Portugal, tendo sido motivo de reportagens de vários jornais e rádios nacionais.
O primeiro disco surgiu em 1989 (“Lá Fora a Cidade Dorme”), com produção de Luís Filipe e canções assinadas por José Cid.
O LP “Fundamental” apareceu em 1993, com produção e arranjos de José Cid. “Deixa-me ao menos dar-te um beijo” chegaria ao top de diversas rádios, incluindo em França e no Brasil. O álbum incluía uma versão de “Rock Rural”, produzida pelo próprio José Cid, trinta anos depois de a ter gravado originalmente.
O terceiro disco, “Moças do Meu País”, foi editado em 1997. A produção e arranjos foram do maestro José Marinho e a gravação feita no estúdio de Paco Bandeira. O tema principal foi mais um grande sucesso nacional.
Rui Nova entrou em diversos programas de rádio e de televisão. Nomeado para o Grande Prémio do Disco da Rádio Renascença, participou em “Despertar ao Vivo” de António Sala e Olga Cardoso.
Em 1997, criou o seu próprio estúdio e editora, onde passou a gravar os seus discos e a produzir outros artistas. 1998 marcou a edição de “Eu quero ver o pôr-do-sol contigo” na colectânea Póvoa Cidade. Em 2001, editou o álbum “Vivó Varzim”, de apoio ao Varzim Sport Club.
No ano seguinte, gravou o CD-Single “É por causa de ti” com produção de José Cid, contando com a participação especial de Mike Sergeant.
Rui Nova lançou, em 2006, o álbum “Sempre no AR” - a antologia de 20 anos de carreira, onde incluiu o tema “Amigos do Futebol”, que foi um dos hinos adoptados para apoio à Selecção Nacional de Portugal no decorrer do Mundial de Futebol (2006), na Alemanha.
Em 2007, e através do Youtube, chegou mais um sucesso e ficou conhecido como o  Mika Português - a versão portuguesa de “Grace Kelly” de Mika, com o título “É o que tenho pra dar”.
Em 2010, foi seleccionado para o Festival RTP da Canção, sendo um dos candidatos a representar Portugal no Festival da Eurovisão. Rui Nova concorreu com o tema “Uma Canção à Cid (o sol e as estrelas)”, tendo chegado à final.
Rui Nova tem levado o seu show de norte a sul de Portugal, mas também à Suíça, França e Canadá. Como locutor de rádio, começou em 1985 na Rádio Onda Viva da Póvoa de Varzim. Passou pela Rádio Foz do Ave (Vila do Conde), Rádio Mar (Póvoa de Varzim) e, actualmente, pode ser ouvido na Rádio Barcelos.
Rui Nova foi ainda o fundador da Norte Litoral Tv (uma webtv, que serve os concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde), que inclui ainda a Norte Litoral Radio, a emitir 24 horas por dia, numa emissão paralela à webtv.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...