terça-feira, 11 de junho de 2019

11 DE JUNHO - BARTOLOMEO VANZETTI


EFEMÉRIDE - Bartolomeo Vanzetti, anarquista italo-americano que, junto com Nicola Sacco, foi preso, processado, julgado e condenado nos EUA na década de 1920, sob a acusação de homicídio, nasceu em Villafalletto no dia 11 de Junho de 1888. Morreu em Charlestown, em 23 de Agosto de 1927. Sobre a sua culpa houve muitas dúvidas, logo na época dos acontecimentos.
Nascido numa família modesta de Piemonte, no Norte de Itália, Bartolomeo foi colocado como aprendiz de pastelaria, com treze anos de idade. Veio a tornar-se doceiro em Turim. Explorado, vivia em condições miseráveis.  Traumatizado pela morte da mãe, decidiu partir do Havre num barco com destino à América, em Junho de 1908.  Chegado ao destino, passou a partilhar a miséria com outros emigrantes. Exerceu diferentes pequenos ofícios e tornou-se anarquista em 1913.
Instalou-se depois em Plymouth e trabalhou na Cordage Company, onde participou juntamente com outro anarquista numa greve de um mês, no começo de 1916. Designado como instigador, foi colocado nas listas negras do patronato. Tornou-se então vendedor ambulante de peixe.
Em Maio de 1917, obteve a cidadania americana, mas os Estados-Unidos tinham entrado na Primeira Grande Guerra Mundial ao lado dos Aliados e isso obrigava-o a cumprir o serviço militar. Para escapar, decidiu - com uma trintena de anarquistas - refugiar-se no México, onde conheceu Nicola Sacco. Alguns meses depois, voltaram a Plymouth, justamente quando a repressão se intensificava sobre os refractários e os anarquistas.
Em Maio de 1920, foi preso juntamente com Nicola Sacco e… Era o começo do “caso Sacco e Vanzetti”. Haveria suspeitas deles terem cometido dois crimes.
Nem ele nem Sacco foram absolvidos, mesmo depois de um outro homem ter admitido em 1925 a autoria dos crimes. Foram condenados à pena capital e executados por electrocução em 23 de Agosto de 1927.
Há uma citação sobre ambos no poema “América” de Allen Ginsberg. Em 1977, uma investigação ordenada pelo então governador de Massachusetts, Michael Dukakis, estabeleceu que Sacco e Vanzetti não tinham tido um julgamento justo. Dukakis proclamou o dia 23 de Agosto de 1977 como o Dia em Memória de Sacco e Vanzetti, com o objectivo de remover todo o estigma dos seus nomes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...