sábado, 1 de junho de 2019

1 DE JUNHO - SAX ROHMER


EFEMÉRIDE - Sax Rohmer, de seu verdadeiro nome Arthur Henry Sarsfield Ward, prolífico romancista inglês, lembrado principalmente pela sua série de romances sobre o génio do crime, Fu Manchu, morreu em Londres no dia 1 de Junho de 1959. Nascera em Birmingham, em 15 de Fevereiro de 1883.
Oriundo de uma família de origem irlandesa, o jovem Arthur começou muito cedo a interessar-se pela egiptologia e pelas ciências ocultas. Foi despedido do seu emprego num banco por ter tentado hipnotizar um colega de trabalho. Seguiu então uma carreira de jornalista económico.
Em 1903, publicou a sua primeira novela, “The Mysterious Mummy”, já assinada coim o pseudónimo Sax Rohmer, na revista “Pearson's Weekly”. Seguidamente, ganhou a vida escrevendo sketches para comediantes e novelas e folhetins para magazines.
Em 1909, casou com Rose Knox e começou a frequentar círculos de ocultismo, onde encontrou nomeadamente William Butler Yeats, Arthur Machen, Algernon Blackwood e o criador de Drácula, Bram Stoker.
Em 1910, publicou o seu primeiro romance, “Pausa!” e, sob a forma de folhetim, a primeira história de Fu Manchu, “O misterioso Doutor Fu Manchu” (1912/1913). O sucesso deste último foi imediato. Numerosos episódios prolongaram seguidamente a luta de Nayland Smiith e do Dr. Ferrie contra a conspiração mundial do Perigo amarelo consubstanciado pelo diabólico doutor asiático. 
Graças ao sucesso de Fu Manchu e de outros personagens, Sax Rohmer tornou-se um dos autores mais bem pagos dos anos 1920 e 1930. Ele nunca aprendeu, porém, a gerir convenientemente a sua fortuna, que perdeu em grande parte ao jogo. 
Depois da Segunda Guerra Mundial, mudou-se para Nova Iorque e inventou a personagem Sumuru, espécie de versão feminina do terrível Fu Manchu. Voltou a Londres, onde morreu vítima da gripe asiática.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...