sábado, 8 de junho de 2019

8 DE JUNHO - PADRE ZEZINHO


EFEMÉRIDE - Padre Zezinho, de seu nome José Fernandes de Oliveira, padre, escritor, cantor e músico brasileiro, nasceu em Machado no dia 8 de Junho de 1941.
O pai era violeiro e foi dele que herdou o amor pela música. Em criança, José Fernandes conviveu com os padres que davam assistência à sua família. Zezinho era o mais jovem de seis irmãos. Quando tinha dois anos de idade, a família mudou-se de Machado para Taubaté, depois do pai ter sofrido um acidente e ficar paralítico. Aos onze anos, ingressou no seminário dos padres dehonianos.
Ordenado padre aos 25 anos de idade, em 1966, nos Estados Unidos, adoptou no ano seguinte o teatro e a música como meios de evangelização e, a partir de 1969, também se serviu dos meios de comunicação com o mesmo propósito.
É considerado um dos maiores nomes da música cristã e um dos pioneiros neste género musical. Começou a compor em 1964 e iniciou a sua carreira de cantor em 1967. Em 1969, gravou “Canção da Amizade (Shalom)”, o seu primeiro compacto, na editora Paulinas COMEP. Foi também um dos pioneiros no uso de instrumentos modernos, como a guitarra eléctrica e a bateria, na música religiosa.
O padre Zezinho apresenta um programa em diversas emissoras de rádio católicas no Brasil, gerado a partir de São Paulo e intitulado “Palavras que não passam”. Apresenta também um programa com o mesmo nome na TV Século XXI, da Associação do Senhor Jesus. Gravou discos em mais de cinco idiomas.
Algumas das suas canções mais famosas são: “Um Certo Galileu”, “Maria de Nazaré”, “Amar Como Jesus Amou” (gravada em Portugal por José Cid), “Oração pela Família” (versão para Portugal de Star Light e a dupla Nelo Silva e Cristiana), “És Água Viva”, “Maria da Minha Infância”, “Alô Meu Deus”, “Ilumina”, “Utopia”, “Mãe do Céu Morena”, “Um Coração para Amar”, “Cidadão do Infinito”, “Nova Geração”, “Minha Vida Tem Sentido”, “Daqui do Meu Lugar”, “De Lá do Interior”, “Palavra de Salvação”, “Cantiga Por um Ateu”, “Cantiga por Francisco”, “É Muito Jovem a Minha Oração”, “Mini Sermão”, “Ieshuá”, “Há um Barco Esquecido na Praia” e “Filho Pródigo.
Em 2010, foi nomeado para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em português.
Em 2012, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), o que afectou principalmente a sua memória, deixando-o com certas limitações de comunicação. Aos poucos, tem vindo a retomar as suas actividades, mas sob acompanhamento médico. Em 2014, completou cinquenta anos de evangelização.
Escreveu, desde 1971, mais de uma centena de livros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...