domingo, 16 de junho de 2019

16 DE JUNHO - SILVIO PETTIROSSI


EFEMÉRIDE - Silvio Pettirossi, aviador paraguaio, pioneiro da aviação no seu país, nasceu em Assunção no dia 16 de Junho de 1887. Morreu em Buenos Aires, em 17 de Outubro de 1916.
O pai era imigrante italiano. Até aos sete anos, viveu na casa paterna. Foi então para Spoleto, em Itália, para ingressar no Liceu Militar, onde já se encontrava um seu irmão.
Viveu em Itália até aos 15 anos, regressando ao Paraguai, para se incorporar no exército com o posto de tenente.
Casou com Sara Usher, aos 27 anos. No estrangeiro, exigia sempre que - ao ser apresentado - fosse mencionasse o nome do seu país de origem.
Em Maio de 1914, realizou várias apresentações no Rio de Janeiro. A sua última apresentação, em 13 de Maio, reuniu uma multidão de 200 000 pessoas, entre as quais se encontrava o presidente da República, marechal Hermes da Fonseca, e membros do parlamento.
Silvio Pettirossi morreu durante um voo em Buenos Aires, ao verificar as reparações realizadas no seu avião. Tinha apenas 29 anos.
Actualmente, o principal aeroporto paraguaio, localizado na cidade de Luque, chama-se Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em sua homenagem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...