quarta-feira, 5 de junho de 2019

5 DE JUNHO - STEPHEN CRANE


EFEMÉRIDE - Stephen Crane, romancista, poeta e jornalista norte-americano, morreu em Badenweiler, na Alemanha, em 5 de Junho de 1900. Nascera em Newark, New Jersey, no dia 1 de Novembro de 1871.
Era o 14º filho de um pastor metodista. Desde muito cedo, começou a ler e escrever, ajudado por uma irmã que era professora. O pai morreu quando ele tinha oito anos. Após a morte da mãe, em 1890, estudou no Lafayette College e na Universidade de Siracusa. Em 1892, iniciou a carreira de jornalista como freelancer.   Publicara o seu primeiro ensaio, na revista da escola que frequentou. Ajudou um dos irmãos a redigir crónicas para o “New York Tribune” e, para este mesmo jornal, fez uma reportagem de uma manifestação operária. 
A sua primeira obra, “Maggie-A girl of the streets” (1893), constituiu o primeiro momento do movimento naturalista americano e foi escrita sob pseudónimo (Johnston Smith).
Contudo, a sua obra mais importante, publicada em 1895, continua a ser “The Red Badge of Courage: An Episode of the American Civil War”, que é um documento extraordinário sobre a guerra de secessão. Foi jornalista correspondente no México, em Porto Rico, em Cuba, na Grécia e na Turquia.
Já doente, instalou-se com a sua companheira em Inglaterra. Acabou por morrer na Alemanha, com apenas 28 anos de idade, vítima de tuberculose. Foi sepultado em Hillside, New Jersey.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...