quinta-feira, 27 de junho de 2019

27 DE JUNHO - JOSEPH JACKSON


EFEMÉRIDE - Joseph Walter Jackson, pugilista amador, operário, músico e agente-director artístico norte-americano, mais conhecido por ser pai do cantor, compositor e dançarino Michael Jackson, morreu em Las Vegas no dia 27 de Junho de 2018.  Nascera em Fountain Hill, em 26 de Julho de 1928. Foi o grande responsável pela revelação do cantor. Era também conhecido como “o velho Joe Jackson”.
Era o mais velho de 4 irmãos. Os pais separaram-se, quando ele tinha apenas doze anos. Joseph mudou-se com o pai para a cidade de Oakland, onde viveu até aos 18 anos, mudando-se, então, para East Chicago, para viver com a mãe.
Em Indiana, conheceu a sua futura esposa, Katherine Scruse, com quem viria a ter dez filhos. Casaram-se em Novembro de 1949. (Separaram-se oficialmente em 1994, depois de diversos adultérios de Joseph e de alguns filhos extraconjugais). Fixaram-se em Gary (Indiana), onde Joseph trabalhou como operador de guindastes, na United States Steel. Em meados da década de 1950, iniciou uma carreira musical, em parceria com o seu irmão Luther, tocando guitarra numa banda chamada The Falcons. O grupo acabou por se desfazer e Joseph voltou a trabalhar na U. S. Steel.
Em 1964, Joseph descobriu que os seus filhos mais velhos, Jackie, Tito e Jermaine tinham talento musical. Para comprovar a sua descoberta, Joseph pediu que Tito tocasse para ele, enquanto Jackie e Jermaine cantavam. Considerando que eles tinham muito talento, Joe desenvolveu um grupo, antecessor dos Jackson Five, com a participação de dois jovens da vizinhança. Depois, permitiu que Michael e Marlon entrassem no grupo.
Com pouco tempo de duração, os Jackson Five alcançaram um certo êxito, sob a liderança de Joseph. Em 1967, os irmãos Jackson tornaram-se cantores profissionais e começaram, em 1968, as suas performances e shows na Motown Records. Pouco tempo depois, já se tinham tornado num grande sucesso. Entretanto, corriam boatos de que Joseph explorava os seus filhos.
Uma outra imagem de Joseph tornou-se amplamente criticada, depois da década de 1980, quando a imprensa reportou que ele maltratava os seus filhos, principalmente Michael. Quando ia com a família, ordenava e obrigava que todos os filhos o chamassem simplesmente por Joseph.
Michael Jackson confessou que, quando era criança, fora moral e fisicamente molestado pelo pai, que o obrigava a contínuos ensaios, dava-lhe chicotadas, pancada, além de lhe dirigir inúmeros impropérios. Contudo, Michael também admitiu que a disciplina rígida imposta pelo seu pai fora importante para alavancar a sua carreira.
Joseph foi ainda acusado de entrar no quarto dos filhos, mascarado, informando ser um sequestrador, para os ensinar a fechar as janelas antes de dormir. Michael Jackson disse ter tido vários pesadelos com o pai, por causa do ocorrido.
Michael afirmou, durante o documentário “Living with Michael Jackson”, que sentia vontade de vomitar quando se lembrava do pai.
Joe Jackson morreu aos 89 anos, após uma longa batalha contra um cancro no pâncreas. Tivera, entretanto, dois AVC e várias hospitalizações.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...