sábado, 29 de junho de 2019

29 DE JUNHO - IAN PAICE


EFEMÉRIDE - Ian Anderson Paice, baterista de rock britânico, famoso pela sua participação na banda hard rock Deep Purple, nasceu em Nottingham no dia 29 de Junho de 1948. É autodidacta e canhoto.
O seu primeiro contacto com a música foi tocar violino. Aos 15 anos, escolheu a bateria como instrumento. Começou a sua carreira tocando na banda Dance do seu pai, no começo dos anos 1960. Depois, aderiu a um projecto musical chamado Georgie & the Rave-Ons, até fundar o Deep Purple em 1968. Antes de chegar à sua formação actual, a banda passou por algumas mudanças, sendo Paice o último membro da formação original, permanecendo activo até hoje.
Durante um período de inactividade do grupo Deep Purple (1977/1980), gravou - ao lado de Doug Yule - o álbum “Velvet Underground Squeeze”. Colaborou, em 1990, no álbum “Run Devil Run” de Paul McCartney.
Paice é conhecido por usar um estilo de batida bem Funk Fusion e tem influenciado muitos bateristas. Ele mistura admiravelmente jazz e rock ‘n’ roll. Numa lista da revista “Rolling Stone”, Paice ficou na posição 21 dos 100 Maiores Bateristas de Todos os Tempos. Numa lista similar feita pela revista “Roadie Crew”, em 2015, ele aparece na 9ª posição.
Em Junho de 2016, teve um AVC, que obrigou os Deep Purple a anular dois concertos que se iam realizar na Suécia. Ele declarou, depois, que não tinha ficado com nenhuma sequela grave ou permanente, prevendo o regresso à actividade no mês seguinte. Reapareceram, com efeito, em Gotemburgo, no dia 1 de Julho de 2016. 
Ian Paice é casado e tem três filhos, vivendo no Reino-Unido.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...