sexta-feira, 14 de junho de 2019

14 DE JUNHO - JOHN BARTLETT


EFEMÉRIDE - John Bartlett, escritor e editor norte-americano, nasceu em Plymouth, Massachusetts, no dia 14 de Junho de 1820. Morreu em Cambridge, em 3 de Dezembro de 1905. A sua obra mais conhecida, “Bartlett's Familiar Quotations”, tem sido continuamente revisada e republicada mais de um século após a sua morte.
Depois de completar os seus estudos, mudou-se para Cambridge, também no Massachusetts, onde trabalhou numa biblioteca privada que prestava serviços à Universidade de Harvard. Anos mais tarde, Bartlett conseguiu montar a sua própria loja de livros.
Bartlett começou a ficar conhecido pelas suas citações de pessoas famosas e, em 1855, editou, de forma particular, o seu primeiro livro de citações, o “Familiar Quotations”. A edição, com 258 páginas, continha citações de 169 autores. Um terço das citações da primeira edição tiveram como origem a “Bíblia” e obras de William Shakespeare. As outras citações eram de grandes poetas ingleses.
Após servir na Guerra Civil Americana, publicou a sua quarta edição do “Familiar Quotations”, desta vez associado a uma famosa gráfica americana, a Little, Brown and Company.
Em 1871, Bartlett foi admitido como membro da American Academy of Arts and Sciences. A sua principal obra atingiu recentemente a 17ª edição.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...