domingo, 2 de junho de 2019

2 DE JUNHO - BARBARA PYM


EFEMÉRIDE - Barbara Mary Crampton Pym, romancista britânica, nasceu em Oswestry, Shropshire, no dia 2 de Junho de 1913. Morreu em Finstock, Oxfordshire, em 11 de Janeiro de 1980.
Frequentou uma escola privada para raparigas, a Queen's Park School, em Oswestry. Aos doze anos, entrou para o Colégio Huyton, perto de Liverpool. Após estudar Inglês no St Hilda's College, em Oxford, serviu no Women's Royal Naval Service durante a Segunda Guerra Mundial.
Entre 1963 e 1977, apesar de alguns sucessos e de continuada popularidade, Barbara não conseguia encontrar facilmente quem publicasse os seus livros. O seu primeiro romance, que finalizara em 1936, aos 22 anos de idade, também não fora editado, o que - porém - não a desencorajara.
Tudo mudaria, com um artigo publicado no “Times Literary Supplement”, onde David Cecil e Philip Larkin, dois nomes proeminentes, a nomearam como a «escritora mais subestimada do século».
Barbara e Larkin corresponderam-se durante muitos anos. O seu livro “Quartet in Autumn” chegou a ser nomeado para o Booker Prize. Outro livro, “The Sweet Dove Died”, anteriormente rejeitado por diversas editoras, foi subsequentemente publicado. Muitas das suas obras nunca publicadas foram-no após a sua morte.
Barbara trabalhou no Instituto Internacional de África, em Londres, durante alguns anos, onde participava da edição do jornal “Africa”. Nunca casou, apesar do seu próximo relacionamento com homens como Henry Harvey, um estudante de Oxford, e o futuro político Julian Amery. Após a aposentação, mudou-se para Barn Cottage, em Finstock, Oxfordshire, com a sua irmã mais nova.
Barbara Pym faleceu vítima de cancro da mama, aos 66 anos. Após a sua morte, a irmã Hilary continuou a lutar pelos seus trabalhos e a Barbara Pym Society foi fundada em 1993. Hilary faleceu em Fevereiro de 2005, sendo sepultada junto da irmã.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...