segunda-feira, 3 de junho de 2019

3 DE JUNHO - LUIS SALOM


EFEMÉRIDE - Luis Jaime Salom Horrach, piloto espanhol de motociclismo, morreu em Barcelona no dia 3 de Junho de 2016. Nascera em Palma de Maiorca, em 7 de Agosto de 1991.
Salom iniciou a carreira, disputando provas em motos de 50 cm3, aos 8 anos de idade. Em 2005, passou a correr na categoria de 125 cm3, sendo por duas vezes campeão das Baleares. A partir de 2007, participou nos campeonatos CEV Buckler.
Profissionalizou-se em 2009, na categoria MotoGP. Em três temporadas, obteve 2 segundos lugares, nos GP da Holanda e da Austrália (2011). Em 2012, conquistou as suas primeiras vitórias como piloto profissional e sagrou-se vice-campeão mundial.
Em 2013, somou grandes vitórias na equipa Red Bull KTM Ajo e levou a disputa do título mundial até à última etapa em Valencia, na posição de líder do campeonato, bastando-lhe uma terceira posição para ser campeão mundial. Quando faltavam dez voltas para o final da prova, Salom foi ao chão, perdendo a chance de ser campeão.
Em 2014, foi promovido à Moto2, na equipa da Pons Pagiñas Amarillas, tendo tido boas actuações durante o ano.
Já em 2015, Salom não teve um ano muito bom, com várias quedas a impedirem-no de chegar ao topo da categoria.
Na temporada 2016, chegou em segundo lugar na etapa Qatar, completou outras 4 etapas fora da zona de pontuação e abandonou o GP de Itália.
Durante o segundo treino livre para o GP de Espanha, disputado no Circuito da Catalunha, Salom caiu na curva Europcar, uma das mais rápidas do traçado, e - segundo um amigo do italiano Valentino Rossi - a moto foi em direcção da barreira de pneus. Após atingi-la, a moto caiu sobre o piloto, que foi levado ao Hospital Geral da Catalunha, mas não resistiu, morrendo assim aos 24 anos de idade. Ainda antes da confirmação da sua morte, o treino foi cancelado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...