sexta-feira, 28 de junho de 2019

28 DE JUNHO - PAT MORITA



EFEMÉRIDE - Noriyuki “PatMorita, actor americano de origem japonesa, nasceu em Isleton no dia 28 de Junho de 1932. Morreu em Las Vegas, em 24 de Novembro de 2005. Ficou conhecido sobretudo pelos papéis de Arnold, na série de TV “Happy Days”, e de mestre Miyagi, no filme “Karate Kid”, pelo qual foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor coadjuvante, em 1984.
Filho de imigrantes japoneses, o pai era um empresário, dono de uma loja de presentes em Chinatown. Morita desenvolveu uma tuberculose espinhal aos dois anos e passou a maior parte dos nove anos seguintes em hospitais do norte da Califórnia. Durante longos períodos, teve o corpo inteiro envolto por ligaduras e foi-lhe dito que nunca viria a andar. Frequentemente sozinho e isolado, o jovem Morita fazia fantoches com meias, para se divertir. Actuou nas ruas algumas vezes, ganhando algum dinheiro extra.
Depois de um cirurgião ligar quatro vértebras na sua coluna, Noriyuki aprendeu finalmente a andar, aos 11 anos. Nessa época, a sua família, de origem japonesa, foi enviada para um campo de concentração, para ficarem detidos durante a II Guerra Mundial. Ele foi transportado do hospital directamente para o campo do rio Gila, no Arizona, para se juntar à família.
Durante algum tempo, após a guerra, a família geriu o Ariake Chop Suey, um restaurante em Sacramento. Ele entretinha os clientes com piadas e servia de mestre de cerimónias em jantares festivos.
Formou-se na Armijo High School em Fairfield, voltando depois para a área de Sacramento, onde arranjou um emprego na Aerojet-General, uma companhia aeroespacial que desenhava e fabricava motores para foguetões.
Só depois de subir na empresa, até ao lugar de chefe do departamento de operações computacionais, é que Morita, decidiu que estava a seguir um caminho errado. Demitiu-se e tornou-se comediante stand-up. Foi membro de uma trupe de comédia de improviso, The Groundlings.
O seu primeiro papel no cinema foi o de um capanga estereotipado, em “Thoroughly Modern Millie” (1967). Também actuou como vice-almirante, no filme “Midway”, em 1976. Depois, fez o papel de um capitão do exército sul-coreano, na série “M*A*S*H”. 
Desempenhou um papel de relevo na série “Happy Days” (1975/1976).  Em 1977, estrelou a série “Blansky's Beauties”, como Arnold. Pat Morita regressou à “Happy Days”, na temporada 1982/1983. Apareceu num episódio de “The Odd Couple” e teve também um papel na série da NBC,Sanford and Son”, em meados de 1970, como chefe de cozinha japonês.
Morita ganhou fama mundial, protagonizando um sábio professor de karaté, em “The Karate Kid”. Foi indicado igualmente para o Golden Globe de Melhor Actor coadjuvante.
Morita actuou no filme para TV “Amos” (pelo qual foi indicado para o Golden Globe Award e o Emmy Award), contracenando com Kirk Douglas. Escreveu e estrelou um filme sobre a II Guerra Mundial, “Captive Hearts” (1987). Actuou também, em 1999, na película “Inferno”, ao lado de Jean Claude Van Damme.
Em 1998, ele foi a voz do imperador da China, numa animação da Disney. Um dos seus últimos papéis no cinema foi no filme independente “Only the Brave” (2005), sobre o 442º Regimento de Infantaria dos EUA, onde interpretou o pai principal.
Morita, que foi casado três vezes, morreu de causas naturais, na sua casa em Las Vegas, aos 73 anos. Ao longo da sua carreira, interpretou uma centena de filmes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...