quarta-feira, 19 de junho de 2019

19 DE JUNHO - RAHUL GANDHI


EFEMÉRIDE - Rahul Gandhi, político e actual presidente do Partido do Congresso Nacional Indiano, nasceu em Nova Deli no dia 19 de Junho de 1970. Apesar do apelido “Gandhi”, não tem parentesco com o maior herói nacional indiano, Mahatma Gandhi.
Foi chefe do Congresso da Juventude e da União Nacional dos Estudantes e vice-presidente do Partido do Congresso Nacional Indiano. Em 2014, foi o principal candidato ao cargo de primeiro-ministro nas eleições gerais, mas perdeu para Narendra Modi, da oposição.
Rahul Gandhi pertence a uma família com uma longa tradição política, sendo bisneto do ex-primeiro-ministro e líder da independência do país Jawaharlal Nehru, neto da ex-primeira-ministra Indira Gandhi e filho do ex-primeiro-ministro Rajiv Gandhi e da ex-presidente do Congresso Nacional Indiano, Sonia Gandhi. Ele é, agora, o herdeiro da família Nehru-Gandhi.
Frequentou a Escola St. Columba’s em Dehli e, em seguida, a The Doon School em Dehradun. Depois do assassinato de Indira Gandhi, o pai - Rajiv Gandhi - tornou-se primeiro-ministro (1984) e ele e a irmã passaram a ser educados em casa.
Rahul Gandhi estudou ainda na Universidade Harvard, mas depois do assassinato do seu pai em 1991, passou para o Rollins College por questões de segurança.  Na vida corrente, utilizava mesmo um pseudónimo - Raul Vinci. Obteve o bacharelato de Artes em 1994 e, depois, um mestrado em Filosofia no Trinity College de Cambridge (1995). Trabalhou numa firma londrina de consultadoria em gestão, passando em seguida para Bombaim (2002). Iniciou a sua carreira política em 2004.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...