domingo, 9 de junho de 2019

9 DE JUNHO - GEORGE STEPHENSON


EFEMÉRIDE - George Stephenson, engenheiro inglês, nasceu em Wylam, Northumberland, no dia 9 de Junho de 1781. Morreu em Tapton House, Chesterfield, Derbyshire, em 12 de Agosto de 1848. Projectou a famosa e histórica locomotiva a vapor, sendo conhecido como o pai dos caminhos-de-ferro britânicos.
Era o segundo filho de Robert e Mabel Stephenson, que não sabiam ler nem escrever. Robert trabalhava como operador de máquinas a vapor numa mina de carvão em Wylam, ganhando um salário muito baixo, não havendo assim dinheiro para a sua educação. 
George aprendeu a ler somente aos 18 anos, tendo estudado depois mecânica. Graduou-se como engenheiro, tendo realizado, primeiro só e mais tarde com o seu filho  Robert, uma série de locomotivas a vapor.
Stephenson projectou a sua primeira locomotiva em 1814. A máquina foi baptizada de “Blucher” e destinava-se ao transporte de carvão dentro da mina; tinha capacidade para transportar 30 toneladas e foi a primeira locomotiva a usar rodas com rebordos que a impediam de sair dos carris.
O seu sucesso foi tal que Stephenson foi convidado para construir uma ferrovia de 13 Km, entre Hetton e Sunderland. Esta ferrovia usava a gravidade para mover a carga nos percursos inclinados e locomotivas para as partes planas e subidas. Foi a primeira linha-férrea que não usou nenhum tipo de energia animal.
Em 1821, foi feito um projecto para a construção da linha-férrea entre Darlington e Stockton-on-Tees. Originalmente, o projecto previa a utilização de cavalos para o transporte do carvão sobre carris de metal, mas numa reunião com o director da empresa, Stephenson convenceu-o a mudar de planos.
Entre 1822 e 1825, construiu a locomotiva, à qual chamou “Active’’, e mais tarde renomeou-a - “Locomotion’’. A linha-férrea foi inaugurada em 27 de Setembro de 1825. Conduzida por Stephenson, a “Locomotion’’ transportou 80 toneladas de carvão e demorou 2 horas para percorrer o trajecto de 15 quilómetros, tendo chegado a atingir os 39 Km/hora numa parte do troço. A primeira carruagem desenhada para o transporte de passageiros, chamava-se “Experiment’’ e foi também atrelada ao comboio. Foi a primeira vez que passageiros foram transportados num veículo propulsionado por uma locomotiva a vapor.
Durante a construção da linha, Stephenson reparou que por muito pequenas que fossem as subidas no percurso, a velocidade do comboio diminuía drasticamente e que as descidas, tornavam os travões completamente inúteis, dado que estes não conseguiam fazer parar o comboio. Por isso, chegou à conclusão que as linhas-férreas, deveriam ter um percurso o mais plano possível. Quando fez as linhas-férreas Bolton-Leigh e Liverpool-Manchester, esses conhecimentos levaram-no a fazer uma série de terraplanagens e a construir viadutos em pedra, de forma a tornar os percursos mais suaves.
À medida que a construção da ferrovia Liverpool-Manchester se aproximava do fim, os seus directores organizaram uma competição destinada a decidir quem iria construir as locomotivas para operarem na linha. A corrida teve lugar em Outubro de 1829. A “Rocket’’ de Stephenson teve uma performance impressionante e ganhou, tornando-se então, sem sombra de dúvida, a máquina mais famosa do mundo.
A cerimónia de abertura da linha Liverpool-Manchester foi um evento memorável, contando com a presença de ilustres figuras do governo e da indústria, entre elas, o primeiro-ministro e duque de Wellington, Arthur Wellesley. O dia ficou marcado pela morte de William Huskisson, membro do parlamento de Liverpool, que foi atingido e morto pela “Rocket’’, mas o sucesso do caminho-de-ferro foi estrondoso. Stephenson tornou-se um homem muito famoso, tendo-lhe sido oferecido o lugar de engenheiro-chefe em diversas linhas-férreas.
George Stephenson, falecido com 67 anos, vítima de pleurisia, foi sepultado na Holy Trinity Church, em Chesterfield, Derbyshire.

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