domingo, 23 de junho de 2019

23 DE JUNHO - FRANCES McDORMAND


EFEMÉRIDE - Frances Louise McDormand, actriz norte-americana, nasceu em Gibson City (Illinois) no dia 23 de Junho de 1957.
Filha adoptiva de um pastor protestante e de uma enfermeira aposentada (ambos canadianos), McDormand nasceu com o nome Cynthia Ann Smith, transcrito para Frances Louise McDormand, após ser adoptada. É provável que a sua mãe biológica tenha sido uma das paroquianas da igreja Discípulos de Cristo, onde o pai pregava.    A sua irmã Dorothy foi ordenada ministra nessa igreja, assim como os seus outros dois irmãos, todos adoptivos (o casal McDormand não teve filhos naturais).
O pai especializara-se em recuperar congregações da sua igreja, que tinham falido. Por isso, a família viajava frequentemente. Frances viveu em várias pequenas cidades, no Illinois, Georgia, Kentucky e Tennessee, antes de se fixarem na área urbana de Pittsburgh (Pensilvânia), onde se formou no 2º grau, em 1975, diplomando-se em Teatro (1979).
Em 1982, obteve o mestrado em Belas-Artes, na Escola de Teatro da Universidade de Yale. O seu primeiro trabalho como actriz profissional foi em Trinidad-Tobago, numa peça escrita por Derek Walcott e financiada pela Fundação MacArthur.
Conquistou dois Oscars de Melhor Actriz: em 1997, pelo seu papel em “Fargo”, e em 2018 em “Three Billboards…”.
É casada, desde 1984, com o realizador Joel Coen, que fez dela a sua actriz talismã. Quando não interpreta filmes do seu marido, tem sido dirigida por outros realizadores, tanto em papéis principais como em papéis secundários.
Também actua com regularidade em peças teatrais, como “Um eléctrico chamado Desejo”, de Tennessee Williams, em 2004.
Em 2008, voltou a ser dirigida por Joel Coen, na comédia “Burn After Reading”, onde contracena com George Clooney, John Malkovich e Brad Pitt.
Foi presidente do júri em Berlim (2004) e no Festival de San-Sebastian em 2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...