quinta-feira, 13 de junho de 2019

13 DE JUNHO - SAMARIS


EFEMÉRIDE - Andreas Samaris, futebolista grego que joga actualmente no SL e Benfica, nasceu em Patras no dia 13 de Junho de 1989. Foi convocado para a selecção grega nos Mundiais de 2014.
Começou a sua carreira profissional em 2006, no Panachaiki, depois de passar dez anos nas escolas de formação do PAO Vardas FC. Assinou pelo Panionos em 2010 e chegou ao Olympiacos FC em 2013, onde foi campeão e uma das figuras-chave da equipa. Actualmente é uma peça preciosa no meio-campo defensivo do Benfica.
Com dezassete anos, Samaris assinou o primeiro contrato profissional, com o Panachaiki, da terceira divisão grega. Era considerado uma das maiores promessas e tudo correu bem nas primeiras duas épocas. Porém, na altura de renovar o contrato e por não concordar com os termos do mesmo, foi colocado de parte pela equipa técnica. Acabou por rescindir por mútuo acordo, em 2009.
No início de 2010, assinou pelo Panionios, da primeira divisão, depois de uma semana de testes.
Chegou ao Benfica na época 2014/15 pela quantia de 9 milhões de euros. Samaris afirmou-se como titular absoluto do conjunto treinado por Jorge Jesus, que viria a conquistar a Liga Nos, a Taça da Liga e a Supertaça.
Com a chegada de Rui Vitoria, Samaris parecia começar a perder o lugar. As constantes lesões do sérvio Fejsa devolveram-lhe espaço, fazendo dupla no meio-campo com o jovem Renato Sanches. Marcou o seu primeiro golo pelo Benfica em Agosto de 2015, frente ao Moreirense FC, numa vitória por 3-2. Voltaria a marcar, de livre, no dia 1 de Abril de 2016, numa vitória por 5-1 frente ao SC de Braga. Acabou por ter um papel importante na equipa, que conquistou a Liga Nos e a Taca da Liga.
No entanto, a enorme preponderância de Fejsa no esquema de Rui Vitoria fez com que Samaris fosse sempre uma solução de recurso, embora continuasse a ser um favorito dos adeptos, pelo profissionalismo e empenho demonstrado (começara até a falar fluentemente português). Adicionou mais três títulos ao seu palmarés pessoal.
A mãe de Samaris fez tudo para que ele não fosse jogador de futebol. Samaris jogava desde os sete anos, fazendo toda a formação no clube onde o pai tinha jogado como guarda-redes. Durante esse tempo, a mãe não concordava que fosse esse o futuro do filho. Ele era bastante disciplinado no que tocava aos estudos, o que convenceu a mãe a deixá-lo jogar futebol.  Quando ele marcou um golo pela selecção da Grécia, dedicou-o à mãe.
O seu maior sonho a nível profissional é atingir o mesmo estatuto de Katsouranis, a sua maior referência no futebol. Ao longo da sua carreira, Samaris viveu o mesmo problema que Katsouranis, com vários treinadores a arranjarem-lhe novas posições em campo. Isso acabou por fazer dele um jogador polivalente.
Em 2012, antes de assinar pelo Olympiacos, Samaris ganhava pouco mais de mil euros mensais no Panionios. Um contrato de 20 mil euros por ano, numa altura em que a Grécia já estava mergulhada numa terrível crise financeira, acabou por ser uma excelente almofada, como o próprio jogador confirmou, embora sofresse bastante com os salários em atraso e só tenha ultrapassado dificuldades financeiras quando começou a jogar pelo campeão grego. Um ano depois, estava na selecção e assinava contrato com o Benfica.
Um centro psiquiátrico infantil na Grécia não estava a receber do governo apoio informático e ele decidiu enviar, de Lisboa, toda a tecnologia necessária para o funcionamento da instituição. Samaris colocou assim ponto final num problema que se arrastrava há quase um ano e impedia as crianças de desenvolverem as suas aptidões. O centro situa-se na cidade em que nasceu e onde ainda mora sua mãe.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...