quinta-feira, 6 de junho de 2019

6 DE JUNHO - MARGARIDA VILA-NOVA


EFEMÉRIDE - Margarida Vila-Nova Martins, actriz portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 6 de Junho de 1983. Filha dos produtores Maria Manuel Vila-Nova e Pedro Martins, com apenas 25 anos, completou 20 anos de carreira. Teve as primeiras aparições na televisão, nos programas de Filipe La Féria para a RTP (1990 - “Grande Noite”; 1994 - “Cabaret”), mas o seu primeiro trabalho foi uma longa-metragem francesa rodada em Portugal, quando tinha cinco anos de idade. Recebeu formação teatral de Michael Margotta (2002).
Com 20 anos, constituiu a produtora Magníficas Produções e produziu as peças “Confissões de Adolescente”, “Pedras Rolantes”, “ABC do Amor”, “A Menina que tinha medo do escuro”, “Por Uma Noite” e “A Noite dos Assassinos”. De destacar, o trabalho com o encenador António Pires, nas peças “A Noite dos Assassinos” de José Triana (2007), “Morte de Romeu e Julieta”, baseada na obra de Shakespeare (Teatro da Cornucópia), e “Por uma Noite” de Pedro Neschling (Clube Estefânia), entre outras. Foi dirigida por Maria Emília Correia em “Os Sete Dias de Simão Labrosse” de Carole Frétechette.
Em 2008, participou no último projecto de António Pires e da Ar de Filmes: “Say it with flowers” de Gertrude Stein, com estreia no Teatro Municipal de Faro e que abriu o FITEI 2008 no Teatro Nacional São João.
No cinema, participou em vários filmes, salientando-se: “A Corte do Norte” de João Botelho (2007), “Corrupção” de João Botelho (2007), “O Fatalista” de João Botelho (2005), “O Milagre Segundo Salomé” de Mário Barroso (2004) e “A Falha” de João Mário Grilo (2001).  Foi premiada com a Menção Honrosa do Festival de Cinema da Covilhã, na categoria de Melhor Actriz Secundária.
Casou em Junho de 2008 com Ivo Ferreira, com quem teve dois filhos, o segundo nascido em Janeiro de 2012, em Macau. Separaram-se em Novembro de 2018. Mais recentemente, regressou de Macau para gravar uma pequena participação na telenovela da SICSol de Inverno”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...