terça-feira, 4 de junho de 2019

4 DE JUNHO - OONA CHAPLIN


EFEMÉRIDE - Oona Castilla Chaplin, bailarina, dançarina e actriz espanhola, neta do actor britânico Charlie Chaplin e bisneta do dramaturgo norte-americano Eugene O'Neill, nasceu em Madrid no dia 4 de Junho de 1986.
Oona Chaplin, que recebeu o seu nome em homenagem à sua avó Oona O'Neill, a quarta esposa do actor Charlie Chaplin, é filha de Geraldine Chaplin e do director de fotografia chileno Patricio Castilla. Cresceu na Suíça e em Madrid. Estudou História e Dança aos 15 anos, na Gordonstoun School, na Escócia, com uma bolsa de estudos. Aos 17 anos, interpretou o seu avô numa peça escolar, uma adaptação de “A Midsummer Night's Dream” no Festival Internacional de Edimburgo. Fez ballet e dançou salsa e flamengo desde muito nova. Apareceu em várias peças de teatro, tendo participado numa tournée em Inglaterra, com uma adaptação de “Romeu e Julieta”.
Depois de se formar na Gordonstoun, Chaplin entrou na famosa e prestigiada Royal Academy of Dramatic Art (2007). A sua primeira aparição no cinema foi em 2008, num pequeno papel no filme de James Bond “Quantum of Solace”. Tinha sido considerada para o papel de uma das bond girls, porém a personagem acabou sendo interpretada por Gemma Arterton.
Continuou depois, com um pequeno papel na comédia “Inconceivable”. Trabalhou com a mãe desde 2008.  Junto com o seu primeiro papel como protagonista em “Imago Mortis”, de 2009, estas foram as primeiras colaborações entre duas pessoas da família Chaplin em décadas. Em 2011, foi estrela na série de televisão britânica “The Hour como Marnie Madden”. Em 2012, assumiu o papel de Talisa Maegyr, na série da TV norte-americana, “Game of Thrones”.
Desde 2013, interpretou uma dezena de filmes para cinema e televisão.  Tem já previsto protagonizar “Avatar 2”, em 2021.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...